SEXUALIDADE EM GÊNEROS LITERÁRIOS POEMA E SLAM: NAS TRILHAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS PARA ABORDAR A SEXUALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Visualizações: 92

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8334

Palavras-chave:

Sexualidade, Linguagem, Sequência Didática

Resumo

A sexualidade humana é o processo de todo indivíduo e, por questões históricas, sociais e culturais sempre houve conflitos nesta área do desenvolvimento humano, a começar pelas leituras equivocadas que são feitas a respeito do que de fato seja a sexualidade. Diante de tais fatos, este artigo objetiva evidenciar sobre os gêneros literários, poemas e slams, a partir da leitura nas aulas de Língua Portuguesa, podem trazer reflexões críticas que acenem sobre as dificuldades que a humanidade enfrenta na compreensão da temática sobre a sexualidade. Os percursos teóricos, para tal proposta, fazem um caminho de Foucault (1988), passando por Dolz; Schneuwly (2004) que preparam o trabalho com os gêneros textuais, citando também, autores como Marcuschi, Koch e Irandé Antunes, além dos documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa e suas linguagens para o 9º ano do Ensino Fundamental II – num escola-campo, cívico militar de Corumbá – MS. A metodologia seguiu em módulos com a aplicação da Sequência Didática em Língua Portuguesa com vistas às leituras de diferentes gêneros e as produções criativas. Lembrando que para tal percurso, houve a aprovação do Comitê de Ética – CECHS – UEMS. Os resultados apontam para o incentivo à produção literária com gêneros que favorecem a subjetividade e a discussão crítica da temática.

Biografia do Autor

Kamila Regiani Umbelino Martins, UEMS

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação PROFLETRAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – Capes. Professora Efetiva da Rede Municipal – SEMED/MS atualmente cedida para a Secretaria Municipal de Corumbá – MS.

Adélia Maria, UEMS

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (2003). Doutora pelo Programa de Doutorado do PPLG - Letras - DINTER "Novas Fronteiras", convênio UFRGS e UEMS, na linha de pesquisa, Teorias do Texto e do Discurso, com a defesa da tese " A experiência na e pela língua(guem) em testemunhos de povos ameríndios: a instauração de lugares enunciativos" (2014). Atuou como professora colaboradora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, durante o período de 1993 e 1997. É professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Jardim - MS, TI, 40 horas, desde 1999. A docente desenvolveu pesquisa na área de Linguística e Linguística da Enunciação com o projeto de pesquisa "A transposição da linguagem interior do sujeito, nos testemunhos escritos, em língua portuguesa, um percurso nas trilhas da Linguística da Enunciação. Coordenou o PIBID - Letras - Português - Inglês - Unidade de Jardim (2014-2018). Coordenou o Projeto de Financiamento do Curso de Letras - Português - Inglês, com financiamento do FUNDECT Edital nº 025-2015 - status aprovado e em fase de financiamento a partir de 22 de julho de 2016 até julho/2022. Membro da Comissão de Estágio Supervisionado do Curso de Letras. Atuou como professora orientadora do Residência Pedagógica - RP, Edital da CAPES nº 06/2018 - Letras - UEMS - Unidade de Jardim com 24 residentes bolsistas CAPES e 03 professoras preceptoras, no período de 2018-2022 (Relatório Final_. Docente do corpo efetivo do PROFLETRAS - UEMS/UFRN - CAPES/Cnpq - Campo Grande, na disciplina de Gramática e variação linguística.Avaliadora Ad-Hoc da PROPP e da PROEC na avaliação de projetos - UEMS. Professora Orientadora de Área da Residência Pedagógica - RP CAPES, Subprojeto Língua Portuguesa - 2022-2024, em vigência e cadastro na CAPES. Membro do Conselho de Ética - eleita para o período de 2022-2024 - UEMS. Membro suplente do COUNI - UEMS, período 2020-2022.

Referências

ALCALDE, Emerson. Slam na Educação: a poesia escrita com giz e dita com o coração. In: ALCALDE, Emerson; ASSUNÇÃO, Cristina; MOTTA, Rodrigo; CHAPÉU, Uilian (Orgs.). Slam da Guilhermina: três ponto zero. 1.ed., São Paulo: 2016.

ALTMANN, H.; MARTINS, C.J. Educação Sexual: ética, liberdade e autonomia. Curitiba: Editora UFPR, (2009). DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000300006

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Delta, 1958.

BAKHTIN, M; OLOSHINOV, V.N. Discurso na vida e discurso na arte. (1926). Trad. Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Texto de circulação restrita.

BAGNO, Marcos. Linguagem. Glossário CEALE. Belo Horizonte/UFMG: Faculdade de Educação, 2014.

BALBINO, Jéssica. Pelas margens: vozes femininas na literatura Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural), Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016.

BECHARA, Evanildo (organizador). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras: língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011. 1312 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

_______. Secretaria Municipal de Educação. Sistema de Gestão de Escrituração Escolar (TAGNOS). 2022.

DICIO, Dicionário Online da Português. Porto: 7 graus, 2022. Disponível em: < https://www.dicio.com.br >. Acesso em: 13/03/2022.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY. B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FOUCAULT, Michel. F86h História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.

FREITAS, Daniela. Slam Resistência: poesia, cidadania e insurgência. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 59, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-40185915

FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PERFEITO, Alba Maria; VEDOVATO, Luciana. O gênero poema: um estudo na perspectiva Bakhtiniana. Dossiê: Estudos Linguísticos. Vol. 12, nº 22, 1º Sem. 2011. p. 241-264.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

Martins, K. R. U., & Azevedo, A. M. E. (2024). SEXUALIDADE EM GÊNEROS LITERÁRIOS POEMA E SLAM: NAS TRILHAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS PARA ABORDAR A SEXUALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(15), 30–50. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.8334