VALOR ADICIONADO DO SETOR DE CARNES NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3 NO PERÍODO DE 2012-2013
Visualizações: 517Abstract
O presente artigo tem como objetivo caracterizar o comportamento da distribuição do valor adicionado
das empresas listadas na B3 relacionadas ao setor de carnes e derivados, relativo ao período de 2012 a
2017. Para este fim, utilizou-se o método da técnica de Análise Vertical e Horizontal para calcular as
variações ocorridas na Demonstração do Valor Adicionado - DVA. Conforme preconiza o CPC 09 a
DVA é um instrumento importante que busca agregar uma maior transparência na distribuição de
recursos aos diversos integrantes do cenário empresarial, visando demonstrar aos usuários sua
participação no contexto social. Para o desenvolvimento da pesquisa e obtenção dos dados a
metodologia adotada foi de caráter descritivo, quantitativo, por meio de análise de dados secundários.
A pesquisa realizada evidenciou uma distinção de comportamento entre as empresas do setor conforme
os indicadores apresentados, restando claro o impacto sofrido no setor de carnes e derivados em função
das questões políticas e dos escândalos envolvendo empresas do setor no Brasil no período em análise.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.