O Portal de Periódicos da UEMS tem por base reunir os periódicos acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS em um único ambiente, no intuito de divulgar, preservar e promover o acesso aberto às produções científicas da instituição. A Política do Portal foi instituída pela Deliberação CECAC/CEPE-UEMS Nº 16, de 5 de maio de 2020. 

O Portal é administrado pela Divisão de Publicações da UEMS.

 

Revistas

  • BARBAQUÁ

    ISSN: 2526-9461

    A Barbaquá, Revista de Extensão e Cultura, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEC, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS - tem por finalidade divulgar os resultados das atividades de extensão universitária, da sua articulação com o ensino e da transferência do conhecimento e da tecnologia para a sociedade provenientes da pesquisa. A revista está aberta a contribuições nacionais e internacionais que são de inteira responsabilidade dos autores.

    Qualis/Capes (2017-2020): B3

  • DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA

    ISSN: 2594-5815

    A Revista “Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania” é expressão das atividades realizadas pelo Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Ponta Porã. As características do PPGDRS se manifestam na construção da Revista: a localização geográfica na fronteira entre Brasil e Paraguai, bem como os diálogos dentro do horizonte das Humanidades acerca do fenômeno do desenvolvimento.

  • GEOFRONTER

    ISSN 2447-9195

    A Geofronter é um periódico digital com fluxo contínuo. Está associada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e ao Grupo de Pesquisa Gefrontter. Tem como objetivo promover a difusão do conhecimento com debates para o desenvolvimento da sociedade.

    Publica trabalhos de caráter amplo, buscando acrescentar novos conhecimentos ao saber geográfico em todas os seus aspectos, inclusive textos de outras áreas do saber que dialogam com a Geografia. A Geofronter conta com secções de artigos, traduções de artigos, resenhas, notas de pesquisa  e imagens e/ou mapas comentados.

    QUALIS/CAPES (2017-2020): A4 

  • INTERFACES DA EDUCAÇÃO

    ISSN: 2177-7691

    Interfaces da Educação é uma revista quadrimestral, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba. Define-se como um periódico científico que aceita para publicação artigos e ensaios resultantes de atividades de pesquisas concluídas ou em andamento, assim como resenhas científicas. Propõe-se, basicamente, a divulgar conhecimentos da área de Educação resultantes de estudos de caráter teórico ou empírico de pesquisadores interessados em discutir e problematizar, sob diferentes enfoques, as questões da educação. 

  • Revista de Agricultura Neotropical

    ISSN: 2358-6303

    REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL (ISSN 2358-6303) - é um periódico científico publicado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-grossense (CEDESU), da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC).

  • IPÊ ROXO

    ISSN: 2675-0791

    A Revista Ipê Roxo é uma publicação vinculada ao a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade Jardim, e tem por finalidade divulgar os resultados das pesquisas efetuadas em Estudos de Fronteira. A revista está aberta a contribuições nacionais e internacionais que são de inteira responsabilidade dos autores.

  • REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMS - ISSN 2764-0655

    ISSN 2764-0655

    A  Revista de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul é uma publicação da área de Ciências Sociais que busca se consolidar como uma opção significativa de contribuições  que versem ou dialogem com as áreas centrais da revista. Neste sentido é aberta a contribuições de diversas vertentes que buscam interagir no debate plural das questões que afetam toda a sociedade seja a partir de trabalhos teoricos ou empíricos.  

  • RELLÍS - Revista de Estudos de Libras e Línguas de Sinais - ISSN 2763-5082

    A Rellís - Revista de Estudos de Libras e Línguas de Sinais surge a partir da necessidade de se publicar textos acadêmicos sobre pesquisas específicas da área em comunicação visual, própria das Línguas de Sinais. Objetiva convergir artigos científicos de docentes a fim de compartilhar experiências exitosas no ensino e comunicação em Libras. A revista abre espaço também para textos sobre outras línguas de sinais, a exemplo das línguas de sinais indígenas, bem como abordagens conceituais e metodológicas sobre línguas de sinais de outros países.
  • REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM

    A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem é um periódico semestral organizado pelos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI , os Docentes do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A revista (Online) é uma publicação que visa divulgar trabalhos na área de Educação, Cultura, Linguagem e afins. Com avaliação quadrienal  no Qualis-Capes 2017-2020 - B1.

    ISSN: 2526-4052

  • REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS

    ISSN: 2179-4456

    Qualis A4 - 2017-2020 - CAPES

    A REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS (ISSN 2179-4456) é resultado de ações de pesquisas desenvolvidas nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e funciona como um espaço de interação entre pesquisadores do Brasil e de outros países. Seu principal objetivo é contribuir com os estudos das diversas literaturas por meio a publicação de artigos e ensaios oriundos de pesquisas sérias, consistentes e de qualidade, e que tenham caráter e comprometimento científico, das diferentes instituições de ensino superior do Brasil e exterior. A revista compreende uma ação conjunta do Curso de Letras da UEMS de Campo Grande, do Grupo de pesquisa Estudos de Narratividade, do Núcleo de Estudos Historiográficos de Mato Grosso do Sul – NEHMS e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

     

  • REVISTA ESTUDOS EM LETRAS

    A Revista Estudos em Letras (ISSN: 2675-505X) é um periódico com publicação semestral vinculado ao curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Cassilândia. Criada em 2020, a Revista tem como propósito divulgar trabalhos resultantes de atividades de pesquisa, ensino e extensão, nas diversas subáreas das Letras.

  • REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA

    A Revista Jurídica Direito, Sociedade e Justiça, editada por docentes do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados, tem periodicidade semestral e destina-se à difusão de trabalhos científicos referentes a atividades de ensino, extensão e pesquisa, através de resumos simples, resumos expandidos e artigos científicos no campo do Direito e suas áreas afins, podendo, em caráter excepcional, divulgar escritos de outras especialidades, conforme o caso, por entender que as Ciências Jurídicas interagem com uma infinidade de outras ciências.

    A revista possui as seguintes linhas editoriais:

    • Constituição, Estado e Políticas Sociais;
    • Cidadania, Justiça e Direitos Sociais;
    • Sistemas Políticos, Democracia e Direitos Humanos;
    • Estudos Internacionais, Tecnologia e Direito Digital;
    • Processo e Direitos Difusos e Coletivos.

     

    Área do conhecimento: Direito
    Ano de fundação: 2013
    ISSN - 2318-7034
    Título abreviado: RJDSJ
    E-mail: revistajuridica@uems.br
    Unidade: DOURADOS/MS 

  • STATUS LIBERTATIS

    ISSN: 2595-1858

    A Status Libertatis é uma publicação do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Paranaíba, e tem por objetivo oportunizar a todos das áreas de humanidades, em especial das ciências sociais aplicadas, um espaço para divulgação e interlocução de pesquisas e reflexões.

  • VALITTERA - REVISTA LITERÁRIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS

    A VALLITERA- Revista Literária dos Acadêmicos de Letras (ISSN: 2675-164X – Qualis/CAPES 2017-2020 C) foi pensada pelos alunos de bacharelado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com o intuito de atender à demanda com publicações que privilegiem a produção artística, literária, acadêmica e científica discente. A criação da revista, além de atender a uma demanda de estágio na área de literatura do bacharelado em Letras da UEMS, busca abrir espaço para novos escritores e a divulgação de pesquisas relativas aos estudos de literatura.

  • WEB REVISTA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA

    ISSN: 2237-8332

    A criação da Web Revista Linguagem, Educação e Memória (ISSN: 2237-8332), de publicação semestral, surgiu como parte de um projeto conveniado pelo Centro de Memória "Jindrich Trachta" e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande. A Web Revista além do propósito de divulgação de resultados de pesquisa, visa também homenagear a memória do senhor Jindrich Trachta pela sua contribuição histórica no Estado de Mato Grosso do Sul. 

     
  • WEB REVISTA SOCIODIALETO

    ISSN: 2178-1486

    A Web Revista SOCIODIALETO baseia-se em Mollica e Braga (2003), uma obra que a linguística brasileira reclamava há muito tempo. O manual teórico-prático desenvolvido pelas autoras trata de forma didática questões relacionadas à Sociolinguística. Abordará em seu escopo principal investigações dos fenômenos linguísticos variáveis; discutindo pontos básicos fundamentados, principalmente, na premissa básica: a heterogeneidade linguística.

    A Web Revista - Sociolinguística e Dialetologia (SOCIODIALETO) aprofundará o entendimento das relações que perpassam língua e sociedade e assim pode ser indicada para todos aqueles que se interessam por questões de linguagem, sobretudo para professores e alunos de linguística de diferentes níveis.