Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais na rede pública de ensino de Paranaíba/MS
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1018Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão Escolar. Atendimento Educacional Especializado. Política e Gestão Educacional.Resumo
O presente estudo, vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial, objetivou analisar a organização e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado ofertado nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede estadual e municipal de ensino de Paranaíba/MS. Os caminhos investigativos envolveram a realização de pesquisa colaborativa com agentes do contexto da prática – gestora de Educação Especial e oito professoras das Salas de Recursos Multifuncionais da rede pública de ensino da localidade investigada. Os resultados evidenciaram dispositivos de aproximação e distanciamento entre a organização e o funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais da rede estadual e da rede municipal. Nesse processo, salientaram, ainda, a fragilidade da articulação entre o trabalho realizado nas classes comuns e no Atendimento Educacional Especializado e a existência de relações de saber-poder, de resistência ao processo de inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial.
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