Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais na rede pública de ensino de Paranaíba/MS

Visualizações: 785

Autores

  • Washington Cesar Shoiti Nozu Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1018

Palavras-chave:

Educação Especial. Inclusão Escolar. Atendimento Educacional Especializado. Política e Gestão Educacional.

Resumo

O presente estudo, vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial, objetivou analisar a organização e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado ofertado nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede estadual e municipal de ensino de Paranaíba/MS. Os caminhos investigativos envolveram a realização de pesquisa colaborativa com agentes do contexto da prática – gestora de Educação Especial e oito professoras das Salas de Recursos Multifuncionais da rede pública de ensino da localidade investigada. Os resultados evidenciaram dispositivos de aproximação e distanciamento entre a organização e o funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais da rede estadual e da rede municipal. Nesse processo, salientaram, ainda, a fragilidade da articulação entre o trabalho realizado nas classes comuns e no Atendimento Educacional Especializado e a existência de relações de saber-poder, de resistência ao processo de inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial.

Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Pesquisador da Linha “Educação Especial” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE/UEMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD).

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita filho” (UNESP). Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial (Ensino do Deficiente Visual) pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD).

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Nozu, W. C. S., & Bruno, M. M. G. (2016). Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais na rede pública de ensino de Paranaíba/MS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 226–250. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1018