O trabalho em colaboração para apoio da inclusão escolar: da teoria à prática docente
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https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1029Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão Escolar. Ensino Colaborativo. Formação de professores.Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever e analisar o caso de “Cecilia”, professora de Educação Especial, que trabalhou em colaboração com “Célio, professor de Ciências do ensino fundamental II, tendo como foco o ensino de “Conrado”, aluno com paralisia cerebral, estudante de uma escola pública no interior paulista. A professora de Educação Especial aqui analisada era participante de uma formação continuada sobre Ensino Colaborativo, com outros professores da área. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, pois ao mesmo tempo em que atendia a necessidade de intervenção, produziu-se conhecimento científico na área da Educação Especial. Concluiu-se que o coensino beneficiou a escolarização de toda a turma, pois os dois professores trabalharam juntos em sala de aula, somaram conhecimentos diferenciados, progrediram em relação às metodologias de ensino e dividiram, no espaço de tempo em que atuaram de forma conjunta, a responsabilidade de ensinar todos os estudantes.
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