Atividade docente em cena: o foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Visualizações: 2715DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1044Palavras-chave:
Educação Especial. Atividade docente. Transtorno do Espectro Autista. Atendimento Educacional Especializado.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a concepção docente sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido aos educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizado um estudo qualitativo, no qual participou uma professora do AEE e seus três alunos com TEA matriculados na rede regular de ensino. Para a coleta de dados foram realizadas: análise documental; observação com videogravação; entrevistas; e autoconfrontação simples. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se a concepção da escola como ambiente acolhedor, que buscava a inclusão de educandos. Verificou-se a inexistência de regras ou fórmulas para lidar com estes educandos, visto a diversidade no transtorno. Em relação ao AEE, este era um dos pilares para que a discussão da inclusão escolar acontecesse na instituição. Considera-se, assim, a necessidade de novas pesquisas, visto que a temática do artigo é relativamente recente e desperta a necessidade de ampliação do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.