Inclusão na educação superior brasileira: análise da produção científica

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Autores

  • Josiane Pereira Torres Universidade Federal de São Carlos
  • David dos Santos Calheiros Universidade Federal de São Carlos
  • Vivian Santos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1048

Palavras-chave:

Educação Especial. Ensino Superior. Inclusão.

Resumo

Dados censitários têm evidenciado o aumento no número de matrículas de alunos público-alvo da educação especial no ensino superior. Esse estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, o processo de inclusão na educação superior brasileira. A coleta de dados ocorreu no Portal de Periódicos da CAPES e os descritores usados para as buscas foram extraídos do Thesaurus Brasileiro da Educação. Foram selecionados para análise, na íntegra, 13 artigos. O procedimento de análise dos artigos consistiu em realizar a leitura dos textos na íntegra e no registro dos dados obtidos em um roteiro de análise. Os resultados apontam a escassez de pesquisas científicas nessa temática, contudo um aparente interesse maior nos últimos anos. Assim, vê-se a necessidade de explorar essa temática para que as principais dificuldades sejam evidenciadas, de modo a buscar melhores condições para garantir a plena inclusão no ensino superior.

Biografia do Autor

Josiane Pereira Torres, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial pelo programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

David dos Santos Calheiros, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação Especial pelo programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Vivian Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Educação Especial pelo programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

Torres, J. P., Calheiros, D. dos S., & Santos, V. (2016). Inclusão na educação superior brasileira: análise da produção científica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 296–313. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1048