Alunos surdos dos anos iniciais do ensino fundamental e a construção do número
Visualizações: 892DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1049Palavras-chave:
Educação Matemática para Surdos. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conceitos Numéricos Iniciais.Resumo
Este artigo analisa resultados de uma pesquisa de Mestrado sobre o ensino de conceitos numéricos iniciais com alunos surdos nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, em uma unidade especializada na educação de surdos. Por meio de uma abordagem qualitativa, constituíram-se reflexões sobre a importância do ensino ser pautado na língua de sinais e nas características pertinentes ao aluno surdo. O software Jclic configurou-se em uma ferramenta de auxílio à elaboração e aplicação de atividades, contribuindo para a aquisição dos conceitos numéricos e proporcionando opções de ludicidade e recursos para uma abordagem bilíngue, o que envolveu de maneira significativa os alunos na realização das tarefas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.