A teoria histórico-cultural e a história oral: pressupostos teórico-metodológicos para uma proposta de formação continuada de professores

Visualizações: 635

Autores

  • Thaís Borella UNESP (FCT)
  • Rosane Michelli de Castro UNESP (FFC)
  • Cleber Barbosa da Silva Clarindo

Palavras-chave:

Educação. Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. História oral.

Resumo

Apresentamos uma proposta teórico-metodológica para formação de professores na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, ofertando um plano de trabalho que possibilite a formação de professores, priorizando a criação de condições de trabalho a partir da análise da própria atividade pedagógica. Buscamos desenvolver propostas de ações pedagógicas, a partir de atitudes e habilidades desejáveis à tomada de decisões a partir de narrativas orais dos sujeitos envolvidos, objetivando a melhoria do processo de ensino desses professores e de aprendizagem de seus alunos a partir das condições concretas de trabalho docente nas escolas. Inicialmente abordamos alguns aspectos da Teoria Histórico-Cultural que se associam com pressupostos metodológicos elaborados para a proposição e o desenvolvimento de um plano de trabalho para a formação de professores. Na sequência apresentamos tais opções metodológicas feitas para a proposição e o desenvolvimento do projeto, prioritariamente a denominada História Oral, valorizadora das narrativas dos sujeitos envolvidos.

 

Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. História oral.

Biografia do Autor

Thaís Borella, UNESP (FCT)

Mestranda em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT UNESP - Presidente Prudente na linha de Pesquisa 3: Infância e Educação (Bolsa CAPES).

Rosane Michelli de Castro, UNESP (FFC)

Professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e como professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - Unesp/Marília. É doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas.

Downloads

Publicado

27-03-2016

Como Citar

Borella, T., Castro, R. M. de, & Clarindo, C. B. da S. (2016). A teoria histórico-cultural e a história oral: pressupostos teórico-metodológicos para uma proposta de formação continuada de professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 67–82. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1080