A teoria histórico-cultural e a história oral: pressupostos teórico-metodológicos para uma proposta de formação continuada de professores
Visualizações: 669Palavras-chave:
Educação. Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. História oral.Resumo
Apresentamos uma proposta teórico-metodológica para formação de professores na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, ofertando um plano de trabalho que possibilite a formação de professores, priorizando a criação de condições de trabalho a partir da análise da própria atividade pedagógica. Buscamos desenvolver propostas de ações pedagógicas, a partir de atitudes e habilidades desejáveis à tomada de decisões a partir de narrativas orais dos sujeitos envolvidos, objetivando a melhoria do processo de ensino desses professores e de aprendizagem de seus alunos a partir das condições concretas de trabalho docente nas escolas. Inicialmente abordamos alguns aspectos da Teoria Histórico-Cultural que se associam com pressupostos metodológicos elaborados para a proposição e o desenvolvimento de um plano de trabalho para a formação de professores. Na sequência apresentamos tais opções metodológicas feitas para a proposição e o desenvolvimento do projeto, prioritariamente a denominada História Oral, valorizadora das narrativas dos sujeitos envolvidos.
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. História oral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.