A teoria histórico-cultural e a história oral: pressupostos teórico-metodológicos para uma proposta de formação continuada de professores
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Educação. Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. História oral.Resumo
Apresentamos uma proposta teórico-metodológica para formação de professores na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, ofertando um plano de trabalho que possibilite a formação de professores, priorizando a criação de condições de trabalho a partir da análise da própria atividade pedagógica. Buscamos desenvolver propostas de ações pedagógicas, a partir de atitudes e habilidades desejáveis à tomada de decisões a partir de narrativas orais dos sujeitos envolvidos, objetivando a melhoria do processo de ensino desses professores e de aprendizagem de seus alunos a partir das condições concretas de trabalho docente nas escolas. Inicialmente abordamos alguns aspectos da Teoria Histórico-Cultural que se associam com pressupostos metodológicos elaborados para a proposição e o desenvolvimento de um plano de trabalho para a formação de professores. Na sequência apresentamos tais opções metodológicas feitas para a proposição e o desenvolvimento do projeto, prioritariamente a denominada História Oral, valorizadora das narrativas dos sujeitos envolvidos.
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. História oral.
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