Das instituições de pseudo cuidado, para uma educação e escola ética na perspectiva do cuidado, democrática e desenvolvente

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Autores

  • Hélio R. Braunstein UFMS

Palavras-chave:

Psicologia escolar. Psicologia educacional. Teoria histórico cultural. Educação democrática. Sistema educacional.

Resumo

A proposta deste artigo implica na necessidade de reflexão crítica sobre a instituição da educação e da escola enquanto estruturas e sistemas de mediação complexos destinados supostamente à tarefa de “educar”, “ensinar”, e mais especificamente sobre a escola brasileira enquanto uma Instituição historicamente e culturalmente determinada a partir do empreendimento colonizador e religioso, e posteriormente, a partir das ideologias laicas, cientificistas positivistas e do modelo econômico capitalista e neo-liberal constituindo como Instituições de pseudo cuidado em relação à perspectiva da ética, do cuidado e desenvolvimento humano. Conclui-se sobre a necessidade de instituirem-se as estruturas e sistemas educacionais e escolares como instituições de cuidado, assumindo assim seu papel social, comunitário, democrático e potencialmente transformador.

Biografia do Autor

Hélio R. Braunstein, UFMS

Doutor pelo instituto de psicologia da Universidade de São Paulo - IP USP e Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul - UFMS - Campus de Paranaíba.

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Publicado

27-03-2016

Como Citar

Braunstein, H. R. (2016). Das instituições de pseudo cuidado, para uma educação e escola ética na perspectiva do cuidado, democrática e desenvolvente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 165–177. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1083