A pesquisa movimentando o currículo: as potências do professor pesquisador

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Autores

  • Morgana Domênica Hattge UNIVATES
  • Angélica Vier Munhoz UNIVATES
  • Ana Paula Crizel UNIVATES
  • Aline Rodrigues UNIVATES
  • José Alberto Romaña Diaz UNIVATES

Palavras-chave:

Currículo. Pesquisa. Protagonismo docente. Genealogia. Michel Foucault.

Resumo

O presente artigo analisa algumas práticas curriculares desenvolvidas em uma escola colombiana que se constitui em um projeto experimental de educação. Tal escola é um dos espaços investigados pelo grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), do Centro Universitário Univates, que tem por objetivo problematizar o currículo em espaços escolares e não-escolares e seus cruzamentos com os movimentos escolarizados e não-escolarizados. Tomando como referencial teórico-metodológico a genealogia foucaultiana, pretende-se visibilizar alguns movimentos curriculares produzidos nesse espaço. O estudo mostra que a pesquisa como princípio educativo e o protagonismo docente podem conjugar-se como importantes movimentos na construção de uma educação mais voltada às necessidades dos sujeitos e da comunidade local e menos comprometida com formas fixas e predeterminadas, a partir das quais comumente se instituem os currículos escolares.

 

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Publicado

27-03-2016

Como Citar

Hattge, M. D., Munhoz, A. V., Crizel, A. P., Rodrigues, A., & Diaz, J. A. R. (2016). A pesquisa movimentando o currículo: as potências do professor pesquisador. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 178–196. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1084