A função da linguagem na sala de aula: percepções de professores de ciências e matemática

Visualizações: 1252

Autores

  • Morgana Scheller Instituto Federal Catarinense
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maurivan G. Ramos PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1151

Palavras-chave:

Função da linguagem. Aprendizagem. Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa centrada na problemática: Como os professores percebem a função da linguagem no contexto da sala de aula de Ciências e Matemática? Os dados foram obtidos por meio de um questionário aberto. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis professores pós-graduandos na área de Ciências e Matemática do sul do Brasil. Para a análise, utilizaram-se os procedimentos da Análise Textual Discursiva e apoio teórico de Vygotsky, Halliday, Bakhtin e Maturana e Varela. Do estudo emergiram duas categorias principais, que descrevem as percepções dos professores a respeito da função da linguagem na sala de aula: 1) Linguagem com a função de interação social, sendo concebida como meio de comunicação e instrumento de mediação; e 2) Linguagem com a função epistêmica ou de desenvolvimento cognitivo, sendo por meio dela que o sujeito atribui sentido e consequentemente aprende, transformando e desenvolvendo os processos mentais.

 

 

Biografia do Autor

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS) e Docente do Instituto Federal Catarinense – Rio do Sul, SC, Brasil.

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Mestre em Matemática (UFRGS) e Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil.

Maurivan G. Ramos, PUC/RS

Doutor em Educação (PUCRS); Docente e Coordenador do PPG em Educação em Ciências e Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) – Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Scheller, M., Bonotto, D. de L., & Ramos, M. G. (2016). A função da linguagem na sala de aula: percepções de professores de ciências e matemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 376–396. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.1151