Educomunicação e protagonismo juvenil: um novo olhar para a educação

Visualizações: 1089

Autores

  • Lauro Roberto Lostada Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edemilson Gomes de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1233

Palavras-chave:

Educomunicação. Protagonismo juvenil. Educação. Mídia-Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas breves considerações sobre a escola tradicional, considerada por muitos como uma instituição reprodutivista, arcaica e ultrapassada, e o impacto que as tecnologias tem causado diretamente em sua estrutura e, portanto, nas práticas dos professores. Desta maneira, será apresentado um novo modo de pensar a escola: a educomunicação. Para tanto, o trabalho parte de uma pesquisa empírica, com uso de técnicas de entrevista e observações, onde será analisada a experiência de um projeto educomunicativo que oferece oportunidade de engajamento aos estudantes de uma escola do município de São José, em Santa Catarina, através da produção radiofônica, veiculada na instituição diariamente, o que tem demonstrado a possibilidade de um novo modelo pedagógico, mais participativo, onde o professor passa a exercer o papel de um mediador, cujo esforço se volta à oferta de espaços de participação e novas oportunidades de aprendizagem. Assim, as análises aqui apresentadas permitem entender, de modo geral, o protagonismo juvenil como um novo modo de olhar a educação e, destarte, a própria escola do século XXI.

Biografia do Autor

Lauro Roberto Lostada, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pelo Centro Universitário FACVEST, graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC. É servidor público estadual da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catariana, atuando na Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa como Assistente Técnico Pedagógico.

Edemilson Gomes de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação, Comunicação e Tecnologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006). É professor de Projetos na Escola Marista São José.

Downloads

Publicado

29-09-2016

Como Citar

Lostada, L. R., & de Souza, E. G. (2016). Educomunicação e protagonismo juvenil: um novo olhar para a educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(20), 140–158. https://doi.org/10.26514/inter.v7i20.1233