História intelectual e historiografia brasileira: práticas e trajetórias

Visualizações: 708

Autores

  • Paola Barbosa Dias Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1372

Palavras-chave:

historiografia brasileira. história intelectual. práticas institucionais

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar a resenha da obra “A história intelectual: entre instituições e letrados na historiografia brasileira”. Publicada pela Editora Paco, em 2015, apresenta uma coletânea de artigos reunidos por Diogo da Silva Roiz, e traz, em seu título, alguns elementos que compõem o cerne da temática da obra. Enveredando pelos caminhos sinuosos da história intelectual, dos intelectuais e das práticas institucionais, o livro convida o leitor a entrecruzar percursos que se constituem no campo teórico e metodológico da escrita da história representada, ora pelas trajetórias de historiadores, comprometidos em pensar nas dimensões do fazer histórico, ora pelas teorias e práticas de pesquisas no âmbito institucional.

Biografia do Autor

Paola Barbosa Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Área de concentração História da Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Paranaíba. É Professora efetiva da Rede Municipal de Cassilândia - MS, atuando no Ensino Fundamental I e II, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Desenvolve pesquisas no âmbito da História e Cultura Afro-brasileira; Cultura e Literatura nacional e regional; Questões Étnicas e Culturais.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Dias, P. B. (2016). História intelectual e historiografia brasileira: práticas e trajetórias. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(21), 265–270. https://doi.org/10.26514/inter.v7i21.1372