Construção de práticas de letramento digital na formação inicial do professor de língua materna
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https://doi.org/10.26514/inter.v8i24.1373Palavras-chave:
Formação de professores, Pesquisa interventiva, Saberes profissionaisResumo
Neste estudo, processo de letramento digital de professores em formação inicial é tomado como objeto de investigação. Na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, este trabalho toma como ponto de partida contribuições dos novos estudos do letramento, focalizando principalmente a apropriação do digital em ambientes de ensino, além de considerar algumas discussões sobre os saberes profissionais, no sentido de investigar como se desenvolvem os saberes docentes a respeito do letramento digital no estágio supervisionado obrigatório de uma licenciatura. A problematização de práticas e recursos pedagógicos na formação inicial de professores contribui para uma formação mais crítica e reflexiva sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino. O ambiente acadêmico precisa problematizar algumas discussões sobre aspectos do ensino que são emergentes nas práticas educativas, tendo em vista uma postura crítica dos futuros professores diante dos desafios pedagógicos instaurados.
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