Conexões entre a prática da modelagem matemática e o desenvolvimento do pensamento reflexivo

Visualizações: 662

Autores

  • Filicio Mulinari Universidade Federal de São Paulo
  • Tercio Girelli Kill Departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
  • Felipe Nascimento Gaze Secretaria Estadual da Educação (Sedu).

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2484

Palavras-chave:

educação matemática, etnomatemática, matemática crítica, modelagem.

Resumo

Ao optar por conteúdos descontextualizados, exercícios e problemas padronizados repetidos à exaustão, o ensino da matemática tradicional prioriza uma aprendizagem descompromissada com a articulação de um pensamento crítico, além de escolher uma linguagem geralmente acessível às classes que detêm um maior capital econômico e cultural. É uma matemática que exclui e que faz crer na existência de um talento natural para justificar o sucesso escolar. Contudo, tendo como base três teóricos que são referências sobre a educação matemática crítica (Skovsmose, 2001, 2008, 2014; D’ambrósio, 1986, 2005; Barbosa, 2001, 2004), o ensaio propõe uma investigação teórica sobre as possibilidades do uso da modelagem matemática como ferramenta para o ensino não ser um mero reprodutor das relações de exploração, mas um caminho para a emancipação e promoção do pensamento crítico e reflexivo. O objetivo é promover uma reflexão sobre a prática da modelagem matemática na promoção de uma educação matemática crítica, mostrando sua relação com o desenvolvimento de um pensamento autônomo e emancipatório. Ao fim, esperamos concluir que o uso de modelos matemáticos é uma estratégia importante para que a educação matemática seja uma ferramenta crítica de interpretação de uma situação real.

Biografia do Autor

Filicio Mulinari, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo.

Tercio Girelli Kill, Departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Doutor em Educação. Professor Efetivo vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Felipe Nascimento Gaze, Secretaria Estadual da Educação (Sedu).

Professor de Matemática efetivo da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu). Mestre em Engenharia Ambiental (Ufes).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado – Nota sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

ARANHA, Maria Lúcia. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1990.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática: o que é? Por que? Como?. Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004. Disponível em <http://www.educacional.com.br/upload/ blogSite/9468/9468082/26869/Modelagem-Matematica-motivos8720129554.pdf >. Acesso: 12 de agosto de 2006.

______. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da Anped. Rio de Janeiro: Anped, 2001. Disponível em < http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/ modelagem_barbosa.pdf>. Acesso: 12 de agosto de 2016.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

______. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

______. Capital simbólico e classes sociais. Tradução de Fernando Pinheiro. Novos Estudos – CEBRAP (online). n. 96, p. 105-115, 2013. Disponível em < http://novosestudos.uol.com.br/v1/contents/view/1522>. Acesso: 12 de agosto de 2016.

BRASIL, CONGRESSO NACIONAL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: LDB 9394/96. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

______, MEC – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Vol. 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas

Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

______, MEC – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio): parte I: bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000a.

______, MEC – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio): parte III: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000b.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

______. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

______. Pedagogia do oprimido. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LEONARDO, Nilza ; LEAL, Záira; ROSSATO, Solange. A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos. In.: Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo: volume 19, n. 1., 2015.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Education beyond capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Tradução de Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus, 2001.

______. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.

______. Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas: Papirus, 2014.

SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Mulinari, F., Kill, T. G., & Gaze, F. N. (2018). Conexões entre a prática da modelagem matemática e o desenvolvimento do pensamento reflexivo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 206–224. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2484