Conexões entre a prática da modelagem matemática e o desenvolvimento do pensamento reflexivo
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2484Palavras-chave:
educação matemática, etnomatemática, matemática crítica, modelagem.Resumo
Ao optar por conteúdos descontextualizados, exercícios e problemas padronizados repetidos à exaustão, o ensino da matemática tradicional prioriza uma aprendizagem descompromissada com a articulação de um pensamento crítico, além de escolher uma linguagem geralmente acessível às classes que detêm um maior capital econômico e cultural. É uma matemática que exclui e que faz crer na existência de um talento natural para justificar o sucesso escolar. Contudo, tendo como base três teóricos que são referências sobre a educação matemática crítica (Skovsmose, 2001, 2008, 2014; D’ambrósio, 1986, 2005; Barbosa, 2001, 2004), o ensaio propõe uma investigação teórica sobre as possibilidades do uso da modelagem matemática como ferramenta para o ensino não ser um mero reprodutor das relações de exploração, mas um caminho para a emancipação e promoção do pensamento crítico e reflexivo. O objetivo é promover uma reflexão sobre a prática da modelagem matemática na promoção de uma educação matemática crítica, mostrando sua relação com o desenvolvimento de um pensamento autônomo e emancipatório. Ao fim, esperamos concluir que o uso de modelos matemáticos é uma estratégia importante para que a educação matemática seja uma ferramenta crítica de interpretação de uma situação real.
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