Conexões entre a prática da modelagem matemática e o desenvolvimento do pensamento reflexivo

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Autores

  • Filicio Mulinari Universidade Federal de São Paulo
  • Tercio Girelli Kill Departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
  • Felipe Nascimento Gaze Secretaria Estadual da Educação (Sedu).

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2484

Palavras-chave:

educação matemática, etnomatemática, matemática crítica, modelagem.

Resumo

Ao optar por conteúdos descontextualizados, exercícios e problemas padronizados repetidos à exaustão, o ensino da matemática tradicional prioriza uma aprendizagem descompromissada com a articulação de um pensamento crítico, além de escolher uma linguagem geralmente acessível às classes que detêm um maior capital econômico e cultural. É uma matemática que exclui e que faz crer na existência de um talento natural para justificar o sucesso escolar. Contudo, tendo como base três teóricos que são referências sobre a educação matemática crítica (Skovsmose, 2001, 2008, 2014; D’ambrósio, 1986, 2005; Barbosa, 2001, 2004), o ensaio propõe uma investigação teórica sobre as possibilidades do uso da modelagem matemática como ferramenta para o ensino não ser um mero reprodutor das relações de exploração, mas um caminho para a emancipação e promoção do pensamento crítico e reflexivo. O objetivo é promover uma reflexão sobre a prática da modelagem matemática na promoção de uma educação matemática crítica, mostrando sua relação com o desenvolvimento de um pensamento autônomo e emancipatório. Ao fim, esperamos concluir que o uso de modelos matemáticos é uma estratégia importante para que a educação matemática seja uma ferramenta crítica de interpretação de uma situação real.

Biografia do Autor

Filicio Mulinari, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo.

Tercio Girelli Kill, Departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Doutor em Educação. Professor Efetivo vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Felipe Nascimento Gaze, Secretaria Estadual da Educação (Sedu).

Professor de Matemática efetivo da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu). Mestre em Engenharia Ambiental (Ufes).

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Mulinari, F., Kill, T. G., & Gaze, F. N. (2018). Conexões entre a prática da modelagem matemática e o desenvolvimento do pensamento reflexivo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 206–224. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2484