Educação do campo: concepção, fundamentos e desafios
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2681Palavras-chave:
Educação, Educação do Campo, Inclusão.Resumo
O campo é um espaço particular de cultura, política, identidade, história e de existência social. Essas características motivaram, a partir de 1997, o início de um movimento mais amplo em favor da “Educação do Campo” preocupada com a definição de princípios da educação abrangente como expressão da população campesina, com a formação do homem e também da valorização do espaço, tempo e do currículo. O papel da educação é fomentar reflexões e produção de saberes buscando demonstrar para os alunos, pais, professores, pedagogos e demais funcionários a essência pedagógica e específica da Educação do Campo. O projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido em um colégio localizado em um distrito de um município do norte do Paraná. A proposta foi desenvolvida por meio de realização de palestras explicativas, visionamento de filmes (exposição de recursos audiovisuais) e debates e atingiu o objetivo proposto na medida que abordou o tema de modo claro e simples a cada um dos segmentos envolvidos. As atividades subsidiaram momentos de reflexão sobre políticas públicas, diretrizes curriculares e a regulamentação da proposta da Educação do Campo voltada para inclusão e reconhecimento da identidade da população campesina como cidadãos no processo educacional. Destarte, contribuiu para que os envolvidos tivessem maior clareza em relação ao que é a escola do campo, bem como seu comprometimento com as necessidades e valorização da cultura campesina e sua dimensão educativa, reconhecendo a pluralidade como fonte de conhecimentos.
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