Educação do campo: concepção, fundamentos e desafios

Visualizações: 3447

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2681

Palavras-chave:

Educação, Educação do Campo, Inclusão.

Resumo

O campo é um espaço particular de cultura, política, identidade, história e de existência social. Essas características motivaram, a partir de 1997, o início de um movimento mais amplo em favor da “Educação do Campo” preocupada com a definição de princípios da educação abrangente como expressão da população campesina, com a formação do homem e também da valorização do espaço, tempo e do currículo. O papel da educação é fomentar reflexões e produção de saberes buscando demonstrar para os alunos, pais, professores, pedagogos e demais funcionários a essência pedagógica e específica da Educação do Campo. O projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido em um colégio localizado em um distrito de um município do norte do Paraná. A proposta foi desenvolvida por meio de realização de palestras explicativas, visionamento de filmes (exposição de recursos audiovisuais) e debates e atingiu o objetivo proposto na medida que abordou o tema de modo claro e simples a cada um dos segmentos envolvidos. As atividades subsidiaram momentos de reflexão sobre políticas públicas, diretrizes curriculares e a regulamentação da proposta da Educação do Campo voltada para inclusão e reconhecimento da identidade da população campesina como cidadãos no processo educacional. Destarte, contribuiu para que os envolvidos tivessem maior clareza em relação ao que é a escola do campo, bem como seu comprometimento com as necessidades e valorização da cultura campesina e sua dimensão educativa, reconhecendo a pluralidade como fonte de conhecimentos.

Biografia do Autor

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta A - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Monteiro Lobato.

Wanderleia Aparecida Bergamasco, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da educação básica da Rede Estadual de Educação do Paraná.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2 ed. Ver. E atual, São Paulo: Moderna, 1996.

BATISTA, Maria do Socorro Xavier. Os movimentos sociais cultivando uma educação popular do campo. Reunião anual da ANPEd, 29, Caxambu, 2006.

BRASIL, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB nº1 de 03 de abril de 2002 – Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).

BRASIL, Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO - Documento Orientador. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais/DPECIRER. Coordenação Geral de Políticas de Educação do Campo/CGPEC, 2013.

BRASIL, Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília 1996. Disponível em <http://planalto.gov.br>. Acesso em 28/05/ 2013.

CHIZZOTI, Antônio. A Constituinte de 1823 e a Educação. In FÁVERO, Osmar. A Educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas, SP: Autores

Associados, 2001.

FAUSTO, B. História geral da civilização brasileira, vol.11. São Paulo, Difel, 1986.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. & JESUS, S. M. S. A. (org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do Campo – Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 2004. Coleção Por uma Educação Básica do Campo, n° 5.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da Educação do campo. Mimeo, 2005.

FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP: Alínea, 2001.

GARCIA. R. M. C.. Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Educação). UFSC. Florianópolis, 2004.

GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2005.

HAGE, S. M. (org.). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda., 2005.

HANSEN J. A. Ratio Studiorum e a política católica ibérica no século XVII. In VIDAL, D; HILSDORF, M.L. Tópicos em história da educação. São Paulo: EDUSP, 2001.

LEITE, S. C. Escola Rural: Urbanizações e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Integração x Inclusão: Escola (de qualidade) para Todos. Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Departamento de Metodologia de Ensino Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade - LEPED/UNICAMP, 1993.

MEDEIROS, Lucineide Barros; SOUSA, Juliana Kelle Alves de; MESQUITA, Maria Alves de. Educação Rural e Educação do Campo: Interrogações à Universidade. Disponível em http://www.uespi.br/prop/XSIMPOSIO /TRABALHOS/ PRODUCAO/ CIENCIAS20 DA%20EDUCACAO/EDUCACAO%20RURAL%20E%20 EDUCACAO %20DO%20CAMPO-INTERROGACOES%20A%20 UNIVERSIDADE.pdf. Acesso em 20/05/2013.

MORIGI, Valer. A escola do MST: uma utopia em construção. Porto Alegre: Mediação, 2003.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1974.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Diretrizes Curriculares Da Educação do Campo. Curitiba, 2006.

PROCAMPO. Programa implementará educação do campo e atenderá 76 mil escolas. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content &view=article&id=17608:programa-implementara-educacao-do-campo-e-atendera-76-mil-escolas&catid=208> Acesso em 16/09/2017.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. Introdução da História da Educação Brasileira - a organização escolar. 18. ed. São Paulo: Autores Associados, 2003.

ROCHA, Eliene Novaes; PASSOS, Joana Célia dos; CARVALHO, Raquel Alves de. Educação do Campo: Um olhar panorâmico. < Disponível em HTTP://educampo

paraense.locasite.com.br/arquivo/pdf/18Texto_Base_Educacao_do_Campo.pdf>. Acesso em 18/08/2013.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

SANTOS, Ramofly Bicalho dos. Histórico da educação do campo no Brasil: Educação do Campo, Trabalho e Movimentos Sociais. http://educampo.ufsc.br/wordpress/seminario/files/2012/01/Bicalho-dos-Santospdf> Acesso em 23/05/2013.

SOUZA, M. A. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas no MST. Petrópolis: Vozes, 2006.

VIEIRA, Liszt. Os argonautas da cidadania. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Araújo, R. N. de, & Bergamasco, W. A. (2018). Educação do campo: concepção, fundamentos e desafios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 225–245. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2681

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.