Brincadeira, espaço e gênero: cenas do cotidiano de meninos e meninas

Visualizações: 658

Autores

  • Tássio José da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2738

Resumo

Neste artigo proponho discutir as relações de gênero que permeiam a organização e a utilização dos espaços de educação e cuidado, especificamente os momentos das brincadeiras de meninos e meninas. Considerando o espaço como elemento de experiência e aprendizagem, pretendo, a partir da perspectiva da arquitetura escolar, da educação e dos estudos de gênero, questionar as relações de poder presentes nestas manifestações. O escopo empírico que integra esta reflexão apoia-se numa etnografia realizada em uma instituição de Educação Infantil, situada na Região Metropolitana de São Paulo. A dinâmica da pesquisa revelou espaços de maior liberdade de interação e espaços de maior controle e vigilância. Foi possível perceber que a organização dos espaços se apresenta carregada de normas de gênero, sugerindo posições segregadas para meninos e meninas. Assim, o protagonismo das crianças em suas brincadeiras evidenciou, de um lado, a manutenção desses estereótipos e, de outro, o desejo de brincarem juntas. Pretendo contribuir para o aprofundamento do conhecimento a respeito dos meninos e das meninas e da Educação Infantil, bem como o oferecimento de pistas para a promoção de práticas educativas mais igualitárias na formação da identidade de gênero, desde os primeiros anos da vida.

Biografia do Autor

Tássio José da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Supervisor Escolar na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Silva, T. J. da. (2018). Brincadeira, espaço e gênero: cenas do cotidiano de meninos e meninas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 07–25. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2738