A professora da educação infantil e suas condições de saúde: avaliação do nível de stress de professoras de um Sistema Municipal de Ensino

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Autores

  • Maria Lúcia Nejm de Carvalho Pós-doutoranda na Faculdade de Ciências da Unesp Bauru.
  • Fernanda Rossi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, campus Bauru-SP. https://orcid.org/0000-0002-4760-4712

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2771

Palavras-chave:

Educação Infantil, Saúde do professor, Estresse.

Resumo

Objetiva-se analisar a presença de sintomas de stress em professoras da educação infantil de um Sistema Municipal de Ensino de uma cidade do interior de São Paulo, com vistas a identificar as fases do stress e as sintomatologias apresentadas (sintomas: somáticos, psicológicos e ambos) e mapear as fontes geradoras do stress ocupacional. Participaram da pesquisa 42 professoras. Trata-se de estudo descritivo e na coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico com questões fechadas referentes à caracterização das participantes e situações relacionadas ao stress ocupacional e o Instrumento de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL) para avaliar a presença, o tipo e as fases de sintomas de stress. Os resultados apontaram que 31 professoras apresentaram stress, a maioria na fase de resistência e com prevalência dos sintomas psicológicos. As fontes de stress ocupacional destacadas foram: turmas com muitas crianças, atitudes e comportamentos dessas, atitudes e comportamentos dos pares e dos pais, falta de materiais e de espaço físico, entre outras. Tais resultados evidenciam a necessidade de programas voltados para a saúde do professor.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Nejm de Carvalho, Pós-doutoranda na Faculdade de Ciências da Unesp Bauru.

Possui graduação em Formação de Psicólogo e Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (1990) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Doutorado em Ciências da Reabilitação no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo-HRAC/USP (2012). Atualmente é pós-doutoranda na Faculdade de Ciências da Unesp Bauru.

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, campus Bauru-SP.

Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Unesp Bauru, atuando nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia, nas áreas de Didática, Estágio Supervisionado, Corporeidade e Movimento e Educação Infantil. Auta no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (mestrado profissional) e no PPG acadêmico Ciências da Motricidade.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Carvalho, M. L. N. de, & Rossi, F. (2018). A professora da educação infantil e suas condições de saúde: avaliação do nível de stress de professoras de um Sistema Municipal de Ensino. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 132–156. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2771