A educação especial em projetos de assentamentos da reforma agrária no município de Conceição do Araguaia, PA
Visualizações: 811DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2903Palavras-chave:
Educação Especial, Educação do Campo, Educação Inclusiva, Amazônia ParaenseResumo
Alicerçados nos marcos históricos e políticos na luta pela terra, pela vida e pela Educação do Campo na Amazônia Paraense, esta pesquisa buscou caracterizar a organização das escolas do campo no que se refere às condições de inclusão de estudantes público alvo da Educação Especial que vivem e estudam em projetos de assentamentos da reforma agrária localizados no município de Conceição do Araguaia, PA. O município lócus deste estudo possui 37 (trinta e sete) projetos de assentamentos da reforma agrária, com 4.270 (quatro mil, duzentas e setenta) famílias assentadas (INCRA, 2016). No ano 2016, foram cadastrados 71 (setenta e um) estudantes público-alvo da Educação Especial no Censo Escolar no município de Conceição do Araguaia. Sobre a fundamentação teórico-metodológico, a mesma se estrutura com base na Teoria Crítica da Sociedade. Nesse sentido recorremos ao pensamento de Theodor Adorno, que se constitui no próprio método da pesquisa, ou seja, os dados levantados dos indicadores oficias foram analisados e discutidos considerando o pensamento do filósofo citado. Nossos resultados apontaram que a Educação Especial em assentamentos do município de Conceição do Araguaia, PA se realiza em condições precárias e, por conseguinte há uma invisibilidade deste público, considerando que nenhuma das escolas do campo até o ano de 2016 oferecia o Atendimento Educacional Especializado para o público alvo da Educação Especial.Referências
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
______. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelo crítico. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed., 1985.
AINSCOW, M. Developing inclusive education systems: what are the levers for change?. Journal of Educational Change, v. 6, n. 2, p. 109-124, 2005
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985
BRASIL. INCRA. Painel de assentamentos, 2016. Disponível em: <http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php>.Acesso em: 26 de agosto 2016.
__________. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica – 2015. Disponível em: < http://www.inep.gov.br/basica/levantamentos/microdados.asp. > Acesso em: 30 jan. 2016
__________. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica – 2016. Disponível em: < http://www.inep.gov.br/basica/levantamentos/microdados.asp. > Acesso em: 30 jan. 2017
__________. IBGE. Censo demográfico, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/populacao/censo2000/ default.shtm>.Acesso em: 11 de jan 2016
__________. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008ª. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 10 dez.2016
__________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/SECAD, 2002. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 12 jan.2016
__________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº2, de 28 de abril de 2008b. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 12 jan.2016
__________. Ministério da Educação. Documento Final da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010). Brasília:MEC,2010ª. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 12 jan.2016
______. Resolução n.º 4, de 2 de Outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade da Educação Especial. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília, DF, 2009.
CAIADO, K. R. M; MELETTI, S. M. F. Educação especial na educação do campo:20 anos de silêncio no GT 15. Revista Brasileira de Educação Especial, v.17, p.93-104,2011
COSTA & DAMASCENO. Políticas Públicas de Educação e Inclusão: Sociedade, cultura e formação. In: Educação Profissional Inclusiva: desafios e perspectivas. Seropédica, RJ:EDUR, 2012.
DAMASCENO, Allan Rocha. Educação inclusiva e organização da Escola: Projeto pedagógico na perspectiva da teoria crítica.Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói -Rio de Janeiro, 2010.
FERNANDES, B. M; CERIOLI, P. R; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional ―Por Uma Educação Básica do Campo‖: texto preparatório. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 19-62.
HÉBETTE, J. A Velha questão da terra na Amazônia: a estrutura fundiária amazônica da colônia até hoje. Cruzando a Fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. EDUFPA, Belém, 2004, Vol. I II e III.
IANNI, O. A luta pela terra: história social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Petrópolis, Vozes. 1979. 236p.
MARTINS, J de S. A militarização da questão agrária no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1984.
__________. Expropriação e Violência: a questão política no campo. 3ª edição, São Paulo: Hucitec, 1991.
__________. O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. 2a edição, São Paulo: Hucitec, 1999.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
NOZU. W.C.S. Educação Especial e Educação do Campo: Entre porteiras marginais e fronteiras culturais. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados-MS,2017.
PALMA, D. T. Escolas do campo e atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖, Araraquara, 2016.
OLIVEIRA, I. A; et. al. Atendimento Educacional em Salas de Recursos Multifuncionais de Escolas da Rede Municipal de Belém (PA). In: MENDES, E.M. et al. (Org.). Inclusão Escolar e os Desafios para a Formação de Professores em Educação Especial. São Carlos: Marquezine & Manzini, 2015.p.111-136.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.