A educação especial em projetos de assentamentos da reforma agrária no município de Conceição do Araguaia, PA
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2903Palavras-chave:
Educação Especial, Educação do Campo, Educação Inclusiva, Amazônia ParaenseResumo
Alicerçados nos marcos históricos e políticos na luta pela terra, pela vida e pela Educação do Campo na Amazônia Paraense, esta pesquisa buscou caracterizar a organização das escolas do campo no que se refere às condições de inclusão de estudantes público alvo da Educação Especial que vivem e estudam em projetos de assentamentos da reforma agrária localizados no município de Conceição do Araguaia, PA. O município lócus deste estudo possui 37 (trinta e sete) projetos de assentamentos da reforma agrária, com 4.270 (quatro mil, duzentas e setenta) famílias assentadas (INCRA, 2016). No ano 2016, foram cadastrados 71 (setenta e um) estudantes público-alvo da Educação Especial no Censo Escolar no município de Conceição do Araguaia. Sobre a fundamentação teórico-metodológico, a mesma se estrutura com base na Teoria Crítica da Sociedade. Nesse sentido recorremos ao pensamento de Theodor Adorno, que se constitui no próprio método da pesquisa, ou seja, os dados levantados dos indicadores oficias foram analisados e discutidos considerando o pensamento do filósofo citado. Nossos resultados apontaram que a Educação Especial em assentamentos do município de Conceição do Araguaia, PA se realiza em condições precárias e, por conseguinte há uma invisibilidade deste público, considerando que nenhuma das escolas do campo até o ano de 2016 oferecia o Atendimento Educacional Especializado para o público alvo da Educação Especial.Referências
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