Educação especial e educação do campo: narrativa que desvela possibilidades e interfaces

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Autores

  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexandro Braga Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Christiano Felix dos Anjos Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2950

Palavras-chave:

, Educação Especial. Educação do Campo. Interface.

Resumo

A interface entre a educação especial e educação do campo tem sido pouco vislumbrada em pesquisas acadêmicas. A interface, as relações entre essas duas modalidades de ensino, se constitui em uma lacuna que poucos trabalhos se debruçam em desvelar. Nesse artigo, buscamos visibilizar a interface entre a educação especial e educação a partir das narrativas de uma pesquisadora que problematizou em sua dissertação a educação do campo. Como referencial teórico metodológico, nos apropriamos da natureza metodologia da cartografia simbólica de Boaventura de Sousa Santos onde buscamos a partir das narrativas da pesquisadora (des)territorializar, e (re)territorializar, mapas simbólicos da educação especial e da educação do campo para que ambas modalidades se percebam entre si. Como resultados, percebemos a presença da interface entre a educação especial e educação do campo no momento da atuação profissional dentro do município da autora pesquisada. Assim chamamos a atenção que a interface se encontra presente nos vários espaços onde a modalidade da educação do campo é efetivada, apenas ainda não foi visibilizada ainda, tanto por seus profissionais no chão da escola quanto para aqueles que produzem conhecimento sobre essas duas modalidades.

Biografia do Autor

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Pedagogia pela Ufes. Mestrado em Educação pela University of Iowa. Doutorado em Psicologia da Educação pela University of California. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Centro de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profisisonal em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós Graduação de Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Ufes/ Alegre-ES. Graduação em Letras e pEdagogia. Mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação pela Ufes.

Christiano Felix dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo.

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

de Jesus, D. M., Vieira, A. B., & dos Anjos, C. F. (2018). Educação especial e educação do campo: narrativa que desvela possibilidades e interfaces. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 376–398. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2950