Reflexões acerca da educação especial e da educação do campo numa perspectiva inclusiva

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3003

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Educação do Campo, Educação Especial, PRONERA.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão acerca da inclusão escolar tendo como destaque a Educação Especial e a Educação do Campo. Como metodologia foi utilizado um levantamento bibliográfico presente em livros, artigos de periódicos, teses e dissertações e uma análise documental acerca da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e o Manual de Operações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A inclusão deve promover a interação e acolher a todos, sem exceção, no sistema escolar, com a garantia de equidade de acesso, sejam eles educandos do campo ou cidade, com deficiências ou sem deficiências, para que possam alcançar a cidadania com o direito do respeito à diversidade. A realidade para os povos do campo tem sido sempre de uma educação que não ultrapassa os anos iniciais do ensino fundamental, por isso, há ainda um grande número de analfabetos no campo. O PRONERA é um exemplo importante de Educação do Campo na esfera da política pública. Seu principal objetivo é fortalecer o meio rural enquanto território de vida em todas as suas dimensões: econômicas, sociais, políticas, culturais e éticas. Orienta-se por cinco princípios fundamentais: a inclusão, a participação, a interatividade, a multiplicação e a parceria.

Biografia do Autor

Rodrigo Simão Camacho, Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Presidente Prudente). Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFGD e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas).

Jaqueline Machado Vieira, UFGD

Licenciada e Bacharela em Geografia (FCT-UNESP).

Mestra em Educação (FAED-UFGD).

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Camacho, R. S., & Vieira, J. M. (2018). Reflexões acerca da educação especial e da educação do campo numa perspectiva inclusiva. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 443–464. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3003