O quê e a quem se quer ensinar: análise das propostas pedagógicas, missões e valores das escolas com os melhores resultados no ENEM

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Autores

  • Marcos da Silva Pacheco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thamiris Monteiro Moreno Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paula Mello Pacheco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.3041

Palavras-chave:

Sítios escolares, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), seleção, produção de capital humano, produção de rankings.

Resumo

No atual cenário competitivo e capitalista, certas escolas vêm moldando sua forma de educar numa lógica capitalista de produção de capital humano cujo resultado buscado é a boa colocação no ENEM tido como sinônimo de sucesso. Dessa forma, o processo de construção do estudante acaba sendo baseado neste exame perdendo dimensão plural que a escola precisa ter na busca de qualidade. Este estudo analisou como o ENEM influencia as propostas pedagógicas, missões e valores presentes nos sítios na internet das 30 escolas mais bem colocadas nos últimos três anos, bem como elementos gráficos e textuais presentes nestes materiais de divulgação. Foi possível observar que a maioria das escolas apresentaram uma concepção mercantilista da educação, preocupadas em vender resultados como sinônimos de uma educação eficiente. Questões como a valorização de senso crítico e éticos pouco apareceram neste material, ao contrário, fora observada a valorização de uma educação conteudista e mercantilista, visando a competição como finalidade principal mesmo afirmando apostar na cidadania.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Pacheco, M. da S., Moreno, T. M., & Pacheco, P. M. (2018). O quê e a quem se quer ensinar: análise das propostas pedagógicas, missões e valores das escolas com os melhores resultados no ENEM. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 270–290. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.3041