O quê e a quem se quer ensinar: análise das propostas pedagógicas, missões e valores das escolas com os melhores resultados no ENEM
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https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.3041Palavras-chave:
Sítios escolares, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), seleção, produção de capital humano, produção de rankings.Resumo
No atual cenário competitivo e capitalista, certas escolas vêm moldando sua forma de educar numa lógica capitalista de produção de capital humano cujo resultado buscado é a boa colocação no ENEM tido como sinônimo de sucesso. Dessa forma, o processo de construção do estudante acaba sendo baseado neste exame perdendo dimensão plural que a escola precisa ter na busca de qualidade. Este estudo analisou como o ENEM influencia as propostas pedagógicas, missões e valores presentes nos sítios na internet das 30 escolas mais bem colocadas nos últimos três anos, bem como elementos gráficos e textuais presentes nestes materiais de divulgação. Foi possível observar que a maioria das escolas apresentaram uma concepção mercantilista da educação, preocupadas em vender resultados como sinônimos de uma educação eficiente. Questões como a valorização de senso crítico e éticos pouco apareceram neste material, ao contrário, fora observada a valorização de uma educação conteudista e mercantilista, visando a competição como finalidade principal mesmo afirmando apostar na cidadania.
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