Educação Especial na Educação Escolar Indígena: Contribuições da Pesquisadora Marilda Moraes Garcia Bruno

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Autores

  • Michele Aparecida de Sá Universidade Federal de Minas Gerais
  • Katia Regina Moreno Caiado Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3132

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Estudo Bibliométrico

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou apresentar as contribuições que a pesquisadora Marilda Moraes Garcia Bruno trouxe para a interface da educação especial na educação escolar indígena no Brasil. Como metodologia utilizamos a abordagem bibliométrica e adotamos como unidade de análise os trabalhos encontrados no Catálogo de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pois esse banco de dados é um dos principais meios de divulgação de produções científicas Stricto Sensu no Brasil. O estudo bibliométrico permitiu afirmar que são poucas as pesquisas realizadas no país que discutem a interface da educação especial na educação escolar indígena (14 trabalhos). Entretanto, cabe destacar que a pesquisadora Marilda Moraes Garcia Bruno orientou 50% das produções encontradas. Esse dado revela que além de ser pesquisadora referência na área da educação especial também contribuiu para que a interface da educação especial com a educação escolar indígena fosse construída e discutida pela academia.

Biografia do Autor

Michele Aparecida de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Pedagoga pela UFGD. Docente da Universidade Federal de Minas Gerais.

Katia Regina Moreno Caiado, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Sá, M. A. de, & Caiado, K. R. M. (2018). Educação Especial na Educação Escolar Indígena: Contribuições da Pesquisadora Marilda Moraes Garcia Bruno. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 399–417. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3132