Repercussões do trabalho de conclusão de curso no processo de formação inicial de professores da educação profissional

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Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3134

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação de professores. Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo

Este ensaio discorre sobre a presença do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no processo de formação inicial de professores da Educação Profissional (EP) e as repercussões no processo formativo, a partir da sistematização, cuja base é a revisão bibliográfica e de apontamentos, ao longo da atuação como professores de Metodologia Científica, Pesquisa em Educaçãoe Trabalho de Conclusão de Curso na última década. Tal modo de abordagem se assenta numa perspectiva dialética, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos e, portanto, sociais. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta as singularidades, o significado e as repercussões do TCC na formação inicial de professores de EP. Esses pontos, apresentados de formainterligada e interdependente, indicam que o processo de desenvolvimento do TCC é uma atividade que permite vivenciar experiências de ensino com pesquisa que são consideradas oportunidades para desenvolver saberes fundamentais e necessários à formação de professores da EP.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), , Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora titular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Vieira, J. de A., & Vieira, M. M. M. (2018). Repercussões do trabalho de conclusão de curso no processo de formação inicial de professores da educação profissional. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 211–231. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3134

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