Repercussões do trabalho de conclusão de curso no processo de formação inicial de professores da educação profissional
Visualizações: 701DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3134Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Formação de professores. Trabalho de Conclusão de Curso.Resumo
Este ensaio discorre sobre a presença do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no processo de formação inicial de professores da Educação Profissional (EP) e as repercussões no processo formativo, a partir da sistematização, cuja base é a revisão bibliográfica e de apontamentos, ao longo da atuação como professores de Metodologia Científica, Pesquisa em Educaçãoe Trabalho de Conclusão de Curso na última década. Tal modo de abordagem se assenta numa perspectiva dialética, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos e, portanto, sociais. Como organização, o trabalho encontra-se estruturado de modo que apresenta as singularidades, o significado e as repercussões do TCC na formação inicial de professores de EP. Esses pontos, apresentados de formainterligada e interdependente, indicam que o processo de desenvolvimento do TCC é uma atividade que permite vivenciar experiências de ensino com pesquisa que são consideradas oportunidades para desenvolver saberes fundamentais e necessários à formação de professores da EP.
Referências
ANDRÉ, M.. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
BALZAN, N. C. Indissociabilidade ensino-pesquisa como princípio metodológico. In: VEIGA, I. P. A; CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.). Pedagogia universitária: a aula universitária em foco. Campinas(SP): Papirus, 2000. p. 115-136.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em:. Acesso em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 24 set. 2018.
________, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf . Acesso em: 24 set. 2018.
CHIZZOTTI, A. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas(SP): Papirus, 2001. p. 103-112
CUNHA, M. I. Relação ensino e pesquisa. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas(SP): Papirus, 1996. p. 115-126
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas(SP): Autores Associados, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
GATTI, B. A. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Revista Diálogo Educacional. Curitiba(PR), n. 19, p. 25-35, set./dez. 2006
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004, p.27-54.
LÜDKE, M. et al.. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.
MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas(SP): Papirus, 2001. p. 83-102.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/s3ny4/pdf/massi-9788568334577.pdf. Acesso em: 07 maio 2018.
MORAES, R.; RAMOS, M.; GALIAZZI, M. C. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. 2002.
OLIVEIRA, G. A. P. A concepção de egressos de um curso de Pedagogia acerca da contribuição do trabalho de conclusão de curso. 2003.136 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2003.
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, M. (org. ). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. p.11-25.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-13, jan./fev./mar./abr. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.