Construção da cidadania com respeito às diferenças étnico-raciais e culturais: o processo de implementação da lei n. 10.639/03 em uma escola particular da cidade de Paranaíba/MS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3219

Palavras-chave:

interculturalidade, racismo, alteridade, diferenças étnico-raciais

Resumo

Pretende-se verificar em que medida o tratamento da história e da cultura africana e afro-brasileira em sala de aula pode propiciar o combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação e o respeito às diferenças. Busca-se conferir se este tipo de trabalho pode ser beneficiado com o uso de cenas cinematográficas (filme de conteúdo histórico) e letras de música, no intuito de produzirem “textos geradores”, isto é, de provocarem discussões nas aulas; e se esses debates, por sua vez, podem contribuir para a mudança de “consciência histórica” dos educandos. 

Biografia do Autor

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor associado aos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais da UEMS, e dos programas de pós-graduação em Educação e do ProfHistória. Doutor em História pela UFPR, onde também concluiu estágio de pós-doutorado em 2015. E-mail: diogosr@uems.br. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0001-8952-7826.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Roiz, D. da S. (2018). Construção da cidadania com respeito às diferenças étnico-raciais e culturais: o processo de implementação da lei n. 10.639/03 em uma escola particular da cidade de Paranaíba/MS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(27), 48–80. https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3219