A Educação Ambiental no contexto da BNCC para o Ensino Médio

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3717

Palavras-chave:

Educação Ambiental. BNCC. Análise de conteúdo.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) ainda não se consolidou no espaço escolar brasileiro, o que reflete em práticas fragmentadas, pontuais e desconexas em relação aos conteúdos específicos e a realidade. O presente artigo objetivou analisar o espaço e a forma de abordagem da EA na versão aprovada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, tendo em vista uma tendência de silenciamento do tema frente a pesquisas realizadas em outras versões do documento. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 1977) com a busca de palavras-chave no documento, seguido de categorização e análise. Verificou-se que não houve menção do termo EA na versão da BNCC para o Ensino Médio e que as palavras de maior frequência estão associadas a categoria socioambiental e sustentável. Constatou-se uma distribuição heterogênea das citações entre as áreas de conhecimento, o que é contrário a perspectiva de trabalho interdisciplinar orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA). A EA é concebida na BNCC numa concepção naturalista e conservacionista em detrimento de uma abordagem crítica, o que gera uma percepção reducionista, resumindo-a num mero instrumento para gestão de recursos naturais dentro de uma perspectiva a favor desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Elaine Toná de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

Geógrafa e pegagoga, mestranda em Ensino: Formação docente interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Pedagoga e professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

Bióloga, doutora em Agronomia. Professora Associada do colegiado de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino:Formação docente interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí.

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Oliveira, E. T. de, & Royer, M. R. (2020). A Educação Ambiental no contexto da BNCC para o Ensino Médio. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 57–78. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3717