A construção de sentidos na atividade de leitura: interfaces com o professor mediador
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3795Resumo
Considerando a relevância do professor no processo de formação do leitor crítico, que este artigo tem por objetivo investigar o papel do professor como mediador no processo de compreensão leitora dos alunos e as implicações desse processo no desenvolvimento do leitor crítico. Para tanto, foi aplicado um questionário, com questões discursivas, a quatro professores, que ministram a disciplina de Língua Portuguesa, da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins. Além do questionário, foral observadas três aulas de interpretação textual de cada professor. O artigo está fundamentado à luz de teóricos que têm a leitura como temática, sendo alguns deles: Kleiman (2008; 2013), Antunes (2009), Hoppe (2014), Zanotto (2014a; 2014b), Zanotto e Sugayama (2016), Batista-Santos (2018), dentre outros. Com a pesquisa, foi possível constatar que a prática da leitura, na sala de aula, ainda é focada na perspectiva monológica, em que o aluno é levado a reproduzir passivamente as ideias alheias do autor do texto lido. Isso implica dizermos que, é necessário mudanças no trabalho com a leitura, isto é, o docente necessita compreender o seu papel no processo de formação de leitores críticos por meio de uma prática dialógica e responsiva.
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