EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): o discurso dos projetos pedagógicos

Visualizações: 648

Autores

  • Rayane de Jesus Santos Melo Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado https://orcid.org/0000-0002-8080-3086
  • Maria Consuelo Alves Lima Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3898

Palavras-chave:

Formação Inicial, Educação de Jovens e Adultos, Estrutura curricular

Resumo

Analisou-se a presença da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial de professores de matemática em três instituições públicas de ensino superior de São Luís (MA), com o intuito de compreender como os cursos de Licenciatura em Matemática dessas instituições estão preparando os futuros profissionais para atuar na modalidade da EJA. Utilizando-se da pesquisa documental, foi analisado o discurso presente no Projeto Pedagógico e nos programas das disciplinas desse curso das instituições pesquisadas. A análise dos dados foi realizada com base no aporte teórico da Análise de Discurso de vertente francesa afiliada a Michel Pêcheux, constatando-se que, com base no Projeto Pedagógico, o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação na EJA tem ficado à margem da formação dos licenciandos em matemática de duas instituições pesquisadas. Entretanto, uma instituição, entre as três estudadas, apresentou um Projeto Pedagógico com discurso voltado à qualificação dos licenciandos para atuarem em diferentes níveis e modalidades de educação.

Biografia do Autor

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pela Uniasselvi e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado

Doutorado em Física e Pós-Doutorado em Educação. Atua no Departamento de Física e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado.

Referências

BRASIL. Resolução Nº 03/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192>. Último acesso em: 22 mai. 2019.

______. Ministério da Educação. Proposta curricular para a Educação para jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.

______. Ministério da Educação. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular – 1º segmento. 2001a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.

______. Parecer CNE/CP nº 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena 2001b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.

______. Parecer nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos/df/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394. htm>. Último acesso em: 22 mai. 2019.

FONSECA, R. Condições de produção do discurso e formações discursivas: uma proposta de abordagem da práxis discursiva. Revista Icarahy, n. 04, 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Maranhã. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Síntese de indicadores 2015. 2015. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf>. Último acesso em: 16 ago. 2019.

IFMA. Instituto Federal do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São Luís, 2010.

MOREIRA, P. C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2004.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. 12. ed. Campinas: Editora Pontes, 2015.

______. Discurso e leitura. 8ª. ed. Campinas: Editora São Paulo: Cortez, 2008.

UEMA. Universidade Estadual do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São Luís, 2013.

UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São Luís, 2011.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

Melo, R. de J. S., & Lima, M. C. A. (2019). EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): o discurso dos projetos pedagógicos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 396–422. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3898