EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): o discurso dos projetos pedagógicos

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Autores

  • Rayane de Jesus Santos Melo Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado https://orcid.org/0000-0002-8080-3086
  • Maria Consuelo Alves Lima Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3898

Palavras-chave:

Formação Inicial, Educação de Jovens e Adultos, Estrutura curricular

Resumo

Analisou-se a presença da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial de professores de matemática em três instituições públicas de ensino superior de São Luís (MA), com o intuito de compreender como os cursos de Licenciatura em Matemática dessas instituições estão preparando os futuros profissionais para atuar na modalidade da EJA. Utilizando-se da pesquisa documental, foi analisado o discurso presente no Projeto Pedagógico e nos programas das disciplinas desse curso das instituições pesquisadas. A análise dos dados foi realizada com base no aporte teórico da Análise de Discurso de vertente francesa afiliada a Michel Pêcheux, constatando-se que, com base no Projeto Pedagógico, o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação na EJA tem ficado à margem da formação dos licenciandos em matemática de duas instituições pesquisadas. Entretanto, uma instituição, entre as três estudadas, apresentou um Projeto Pedagógico com discurso voltado à qualificação dos licenciandos para atuarem em diferentes níveis e modalidades de educação.

Biografia do Autor

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pela Uniasselvi e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado

Doutorado em Física e Pós-Doutorado em Educação. Atua no Departamento de Física e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Dom Delgado.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

Melo, R. de J. S., & Lima, M. C. A. (2019). EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): o discurso dos projetos pedagógicos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(29), 396–422. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3898