EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): o discurso dos projetos pedagógicos
Visualizações: 684DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3898Palavras-chave:
Formação Inicial, Educação de Jovens e Adultos, Estrutura curricularResumo
Analisou-se a presença da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial de professores de matemática em três instituições públicas de ensino superior de São Luís (MA), com o intuito de compreender como os cursos de Licenciatura em Matemática dessas instituições estão preparando os futuros profissionais para atuar na modalidade da EJA. Utilizando-se da pesquisa documental, foi analisado o discurso presente no Projeto Pedagógico e nos programas das disciplinas desse curso das instituições pesquisadas. A análise dos dados foi realizada com base no aporte teórico da Análise de Discurso de vertente francesa afiliada a Michel Pêcheux, constatando-se que, com base no Projeto Pedagógico, o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação na EJA tem ficado à margem da formação dos licenciandos em matemática de duas instituições pesquisadas. Entretanto, uma instituição, entre as três estudadas, apresentou um Projeto Pedagógico com discurso voltado à qualificação dos licenciandos para atuarem em diferentes níveis e modalidades de educação.
Referências
BRASIL. Resolução Nº 03/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192>. Último acesso em: 22 mai. 2019.
______. Ministério da Educação. Proposta curricular para a Educação para jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.
______. Ministério da Educação. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular – 1º segmento. 2001a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.
______. Parecer CNE/CP nº 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena 2001b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.
______. Parecer nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos/df/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Último acesso em: 22 mai. 2019.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394. htm>. Último acesso em: 22 mai. 2019.
FONSECA, R. Condições de produção do discurso e formações discursivas: uma proposta de abordagem da práxis discursiva. Revista Icarahy, n. 04, 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Maranhã. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Síntese de indicadores 2015. 2015. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf>. Último acesso em: 16 ago. 2019.
IFMA. Instituto Federal do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São Luís, 2010.
MOREIRA, P. C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2004.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. 12. ed. Campinas: Editora Pontes, 2015.
______. Discurso e leitura. 8ª. ed. Campinas: Editora São Paulo: Cortez, 2008.
UEMA. Universidade Estadual do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São Luís, 2013.
UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São Luís, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.