Representações sociais sobre os esportes de aventura na educação física

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Autores

  • Felipe Triani Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ https://orcid.org/0000-0001-6470-8823
  • Silvio de Cassio Costa Telles Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0003-2652-6118

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3946

Palavras-chave:

Ciências do esporte. Psicologia do esporte. Educação. Educação Física Escolar.

Resumo

Os esportes de aventura vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade atual, não sendo diferente em ambientes educacionais. Na escola, as praticais corporais de aventura têm sido, aos poucos, inseridas como tendência, principalmente nas aulas de educação física, ação que se encontra referenciada na Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, o manuscrito buscou identificar e discutir as representações sociais que alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular de Duque de Caxias/RJ possuem sobre os esportes de aventura. Participaram do estudo 43 estudantes de uma escola particular que foram submetidos ao teste de associação livre de apalavras. Os resultados apontaram “esportes com bola”, “sentimento”, “saltos radicais”, “escalada”, “exploração” e “corrida” como grupos semânticos associados aos esportes de aventura que permeiam o núcleo central do grupo investigado. Portanto, concluiu-se que há necessidade de práticas pedagógicas de intervenção já no 4º ano para possíveis transformações sobre as representações sociais engendradas acerca dos esportes de aventura.

Biografia do Autor

Felipe Triani, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Silvio de Cassio Costa Telles, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Educação Física - UGF

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Publicado

17-07-2020

Como Citar

Triani, F., & Telles, S. de C. C. (2020). Representações sociais sobre os esportes de aventura na educação física. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 10(30), 246–267. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3946