Ações pedagógicas colaborativas e inclusivas na percepção do professor da educação básica e intérprete de libras no processo de formação continuada
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https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4022Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Ações Inclusivas, Educação Básica, Surdez.Resumo
Este artigo teve como ponto de partida pesquisa realizada com intérpretes de Libras e professores de matemática que trabalham com alunos surdos no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo/RS. Pela entrevista semiestruturada realizada surgiram percepções e sugestões de ações para serem desenvolvidas e utilizadas na forma de oficinas em formação continuada para professores da Educação Básica. Na segunda etapa a proposta foi aplicada a professores da Rede Pública Estadual que trabalham com alunos surdos incluídos em Escola Regular de Ensino e alunos ouvintes, e teve como objetivo promover, de forma colaborativa, ações pedagógicas visando à formação continuada, na perspectiva da Educação Inclusiva. Nesse contexto, apresenta apontamentos teóricos e práticos, os quais abordam aspectos relacionados a inclusão, formação continuada de professores e metodologias para serem utilizados em processo avaliativo e de elaboração de práticas pedagógicas em sala de aula. Além de relatos de alguns professores participantes da pesquisa e da palestrante surda oralizada.
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