Percepções de estudantes em saúde e sua relação com o projeto político pedagógico escolar

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4051

Palavras-chave:

Educação e Saúde. Saúde na escola. Projeto Político Pedagógico escolar.

Resumo

A escola ocupa um lugar significativo no desenvolvimento de atividades de Educação e Saúde, entretanto não deve ser mera reprodutora de discursos sobre saúde. Com base na relevância desse tema, o objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre saúde e possíveis relações com o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar. Esse estudo incluiu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas de um município no interior do Rio Grande do Sul, Brasil, sendo uma localizada na área rural e duas na área urbana (sendo, uma na periferia e outra no centro do município). Para a coleta de dados utilizou-se um Questionário para os estudantes e a Análise do PPP. Como resultados, apesar de as escolas preverem a abordagem da temática saúde em seu PPP, através de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou dos Planos de Estudos da rede municipal de ensino, as percepções dos escolares sobre essa temática ainda são limitadas. Os mesmos referem os temas de “Higiene/Auto-cuidado” e “Aprendizagem sobre doenças/prevenção de doenças” como os mais abordados no contexto escolar. Assim, reforçamos a necessidade de fomentar ações de ES, para que essa abordagem se torne mais efetiva no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Loreanne dos Santos Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Mestranda do PPG: Educação em Ciências: quimica da vida e saúde, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria, docente do curso de Fisioterapia, de Ciências da natureza, e do PPG:Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. 

simone lara, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Doutora em educação em ciências: quimica da vida e saúde, mestre em fisiologia humana, docente do curso de Fisioterapia e do PPG: Educação em Ciências: quimica da vida e saúde, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Silva, L. dos S., Folmer, V., & lara, simone. (2020). Percepções de estudantes em saúde e sua relação com o projeto político pedagógico escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 501–524. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4051