Percepções de estudantes em saúde e sua relação com o projeto político pedagógico escolar

Visualizações: 646

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4051

Palavras-chave:

Educação e Saúde. Saúde na escola. Projeto Político Pedagógico escolar.

Resumo

A escola ocupa um lugar significativo no desenvolvimento de atividades de Educação e Saúde, entretanto não deve ser mera reprodutora de discursos sobre saúde. Com base na relevância desse tema, o objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre saúde e possíveis relações com o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar. Esse estudo incluiu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas de um município no interior do Rio Grande do Sul, Brasil, sendo uma localizada na área rural e duas na área urbana (sendo, uma na periferia e outra no centro do município). Para a coleta de dados utilizou-se um Questionário para os estudantes e a Análise do PPP. Como resultados, apesar de as escolas preverem a abordagem da temática saúde em seu PPP, através de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou dos Planos de Estudos da rede municipal de ensino, as percepções dos escolares sobre essa temática ainda são limitadas. Os mesmos referem os temas de “Higiene/Auto-cuidado” e “Aprendizagem sobre doenças/prevenção de doenças” como os mais abordados no contexto escolar. Assim, reforçamos a necessidade de fomentar ações de ES, para que essa abordagem se torne mais efetiva no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Loreanne dos Santos Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Mestranda do PPG: Educação em Ciências: quimica da vida e saúde, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria, docente do curso de Fisioterapia, de Ciências da natureza, e do PPG:Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. 

simone lara, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Doutora em educação em ciências: quimica da vida e saúde, mestre em fisiologia humana, docente do curso de Fisioterapia e do PPG: Educação em Ciências: quimica da vida e saúde, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Referências

REFERÊNCIAS

BARBI, J. S; NETO, J. M. A Saúde nos anos finais do Ensino Fundamental:Uma análise de documentos de referência. Educação em Saúde e Educação em Ciências. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BORGES, T. et al. Conhecimento para fatores de risco sobre doenças crônicas: estudo de bases populacional. Cadernos Saúde Pública. Rio de Janeiro, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf . Acesso em: 06/09/2019.

_______________. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 15/11/2018.

_______________. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 15/11/2018.

_______________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.

CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, CM (org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2 ed. ver. E ampl. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2009.

DIAS, M. et al. Intersetorialidade e Estratégia Saúde da Família: tudo ou quase nada a ver?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 11, p. 4371-4382, 2014.

GADOTTI, M. O Projeto Político-Pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Transcrição do debate realizado na Conferência Nacional de Educação para todos. Brasília, 1994.

LONGHI, S.; BENTO, K. Projeto Político Pedagógico: Uma construção coletiva. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3, n. 9, 2006.

MACEDO, E.; CONCEIÇÃO, M. I. Significações sobre Adolescência e Saúde entre Participantes de um Grupo Educativo de Adolescentes. Psicologia: ciência e profissão, 2015, v. 35, n. 4, p. 1059-1073.

MACENA, R.H.M. Tendências pedagógicas e Educação em Saúde. Anima, v. 1, n. 5, p. 29-36, 2002.

MATOS, D.A.S; JARDILINO, J.R.L. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-31, 2016.

MCNAUGHT, C; LAM, P. Using wordle as a supplementary research tool. The Qualitative Report, v. 15, n. 3, p. 630-643, 2010.

MENDES, E. A construção do projeto político curricular na escola “Severiano Marques” na comunidade Sítio Verdes em Queimadas-PB: desafios e conquistas durante o percurso. João Pessoa: UFPB, 2017.

MONTEIRO, P. H. A saúde nos livros didáticos no Brasil: concepções e tendências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

MOREIRA, P.L.; DUPAS, G. Significado de saúde e de doença na percepção da criança. Rev Latino-am Enfermagem, v. 11, n. 6, p. 757-62, 2003.

NASCIMENTO, C. SCHETINGER, M. R. Folder educativo como estratégia de promoção e prevenção em Saúde mental: possibilidades teórico-metodológicas. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.7, n. 20, p.195-210, 2016.

NEVES, R.A.; DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v. 1, n. 2, 2006.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Carta da Organização Mundial de Saúde, 1946. Disponível em http:// www.onuportugal.pt/oms.doc. Acesso em: 18/10/2019.

PROCHNOW, T. R; SOUZA, M. L; FARIAS, M. E. Diagnóstico parcial das ações desenvolvidas para Educação em Saúde no Ensino Público em Boa Vista/Roraima/BR. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.7, n.21, p.7-22, 2016.

SILVA, R. et al. Concepções de Professores Sobre os Processos de Educação em Saúde no Contexto Escolar. Contexto & Educação. Editora Unijuí, v. 32, n. 103, 2017.

SOBRINHO, R. S. et al. Percepções dos profissionais da Educação e Saúde sobre o Programa Saúde na Escola. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 93-108, 2017.

VIERO, V. S. et al. Educação em saúde com adolescentes: análise da aquisição

de conhecimentos sobre temas de saúde. Esc Anna Nery, v. 19, n. 3, p. 484-4, 2015.

WEYH, C. B. et al. A Dimensão do coletivo na construção do Projeto Político Pedagógico. Revista DI@LOGUS. Cruz Alta, v. 8, n. 2, p. 24-35, 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health Promotion 2010. Disponível em: https://www.who.int/healthpromotion/en/ Acesso em: 14/10/2019.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

Silva, L. dos S., Folmer, V., & lara, simone. (2020). Percepções de estudantes em saúde e sua relação com o projeto político pedagógico escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 501–524. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4051