A presença de indígenas com deficiência matriculados em uma escola de educação especial no sul do Brasil
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4151Palavras-chave:
Direito à educação, Educação Especial, Cultura Indígena, Pessoa com DeficiênciaResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca dar notoriedade e ao número de indígenas com deficiência matriculados em uma escola de educação especial localizada no município de Tenente Portela (RS) - Brasil. Em consulta aos registros, observa-se que nesta região, os indígenas com deficiência buscam esta escola desde o ano de 1991, possibilitando com isto, a análise de como ocorreu e ocorre este processo de inclusão, bem como, o diagnóstico em relação as deficiências dos estudantes indígenas matriculados nesta realidade da educação especial. Os resultados desta pesquisa mostram que as limitações estão implicadas na não aceitação e no desconhecimento de muitos, ao não perceber e reconhecer que os indígenas com deficiência existem, que eles fazem parte do território nacional, que precisam ser escutados e olhados nas suas singularidades e acolhidos dignamente para se sentirem parte do sistema educacional, independentemente do espaço que escolherem para estarem exercendo a sua cidadania e realizando o seu aprendizado. Por fim, considerar quem é esta população, quem são estes indígenas, onde e como vivem, como é sua cultura, seus costumes, crenças, respeitando o seu desejo de ser ou não atendido pelo sistema educativo, é primordial. Além disso, é na presença do tempo e espaço, e na perspectiva de elucidar e ampliar o diálogo sobre a aceitação, valorização e desafios que permeiam o contexto do indígena com deficiência neste duplo processo de inclusão, de ser indígena e deficiente, que nos dispomos a investigar e dialogar.
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