Socialização profissional de professores iniciantes: egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4172Palavras-chave:
Professores iniciantes. Egressos Pedagogia. Carreira docente. Socialização profissional.Resumo
O trabalho trata sobre a socialização de professores iniciantes inseridos no espaço escolar, observando os aspectos relevantes que promovem o desenvolvimento da profissão docente. O objetivo geral foi compreender como ocorre o processo de socialização dos professores iniciantes, egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do município de Paranaíba, tendo como sujeitos doze professoras iniciantes que atuaram como docentes nas redes de ensino do município no ano de dois mil e quinze. A investigação apoia-se em estudos que tratam da formação inicial de professores, tendo como aporte teórico Veenman (1988), Huberman (1992), Dubar (1997), Berger e Luckmann (2013). A metodologia utilizada tem enfoque qualitativo, utilizando como instrumento questionários semiestruturados. Os resultados apontaram que muitas receberam apoio/orientação principalmente do coordenador pedagógico quando iniciaram na profissão de professor e acreditam que isto é essencial para os profissionais ao ingressarem no magistério. A maior parte também considera importante a interação com os pares no início da carreira para o desenvolvimento profissional.
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