Socialização profissional de professores iniciantes: egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

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Autores

  • Thaís Regina Miranda Martins Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Milka Helena Carrilho Slavez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4172

Palavras-chave:

Professores iniciantes. Egressos Pedagogia. Carreira docente. Socialização profissional.

Resumo

O trabalho trata sobre a socialização de professores iniciantes inseridos no espaço escolar, observando os aspectos relevantes que promovem o desenvolvimento da profissão docente. O objetivo geral foi compreender como ocorre o processo de socialização dos professores iniciantes, egressos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do município de Paranaíba, tendo como sujeitos doze professoras iniciantes que atuaram como docentes nas redes de ensino do município no ano de dois mil e quinze. A investigação apoia-se em estudos que tratam da formação inicial de professores, tendo como aporte teórico Veenman (1988), Huberman (1992), Dubar (1997), Berger e Luckmann (2013). A metodologia utilizada tem enfoque qualitativo, utilizando como instrumento questionários semiestruturados. Os resultados apontaram que muitas receberam apoio/orientação principalmente do coordenador pedagógico quando iniciaram na profissão de professor e acreditam que isto é essencial para os profissionais ao ingressarem no magistério. A maior parte também considera importante a interação com os pares no início da carreira para o desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Thaís Regina Miranda Martins, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Thaís Regina Miranda Martins. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba-MS. Graduada em Pedagogia. Graduada em Ciências-Habilitação Plena em Matemática. Especialista em Docência do Ensino Superior. Professora Titular na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Professora Titular na Rede Municipal de Educação de Dracena, Estado de São Paulo.

Milka Helena Carrilho Slavez, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Milka Helena Carrilho Slavez. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília-SP. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Alfabetização e Administração da Educação: Políticas, Planejamento. Professora Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba-MS. e-mail milka@uems.br

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Martins, T. R. M., & Slavez, M. H. C. (2020). Socialização profissional de professores iniciantes: egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 258–283. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4172