Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179Palavras-chave:
Liderança quilombola. Comunidade Quilombola. Afrodescendência. Pedagogia Decolonial.Resumo
Este artigo trata do processo de constituição de liderança quilombola no estado do Pará, município de Baião, Comunidade Umarizal-Beira, Brasil, tendo como recorte a trajetória de vida do Sr. Narciso Vieira. Objetiva-se analisar a formação desta liderança, abstraindo o seu processo histórico-pedagógico e os caminhos de luta e (re)existência nesta comunidade. Metodologicamente, desenvolveu-se a pesquisa com base na história oral. Teoricamente, pautou-se a análise nos referenciais da teoria decolonial em articulação com a noção de afrodescendência, tais como BHABHA (2010), ESCOBAR (2005), HALL (2006), CUNHA JÚNIOR (2005), PEREIRA (2007), no intuito de pensar elementos para uma Pedagogia Decolonial. Os resultados indicam que a constituição da liderança quilombola na Comunidade Umarizal-Beira se deu em meio a processos culturais e políticos marcados por conflitos contra o racismo e a negação da afrodescendência de uma população negra que se constituiu no interior da Amazônia vivenciando práticas de resistências identitárias. Tais processos apresentam uma dimensão pedagógica ao potencializar uma educação anti-racista e afirmação da identidade e cultura negra como elementos de uma Pedagogia Decolonial.
Referências
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