Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179

Palavras-chave:

Liderança quilombola. Comunidade Quilombola. Afrodescendência. Pedagogia Decolonial.

Resumo

Este artigo trata do processo de constituição de liderança quilombola no estado do Pará, município de Baião, Comunidade Umarizal-Beira, Brasil, tendo como recorte a trajetória de vida do Sr. Narciso Vieira. Objetiva-se analisar a formação desta liderança, abstraindo o seu processo histórico-pedagógico e os caminhos de luta e (re)existência nesta comunidade. Metodologicamente, desenvolveu-se a pesquisa com base na história oral. Teoricamente, pautou-se a análise nos referenciais da teoria decolonial em articulação com a noção de afrodescendência, tais como BHABHA (2010), ESCOBAR (2005), HALL (2006), CUNHA JÚNIOR (2005), PEREIRA (2007), no intuito de pensar elementos para uma Pedagogia Decolonial. Os resultados indicam que a constituição da liderança quilombola na Comunidade Umarizal-Beira se deu em meio a processos culturais e políticos marcados por conflitos contra o racismo e a negação da afrodescendência de uma população negra que se constituiu no interior da Amazônia vivenciando práticas de resistências identitárias. Tais processos apresentam uma dimensão pedagógica ao potencializar uma educação anti-racista e afirmação da identidade e cultura negra como elementos de uma Pedagogia Decolonial.

 

Biografia do Autor

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Docente efetiva da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Faculdade de Linguagem. Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e docente do Doutorado em Rede da Amazônia - EDUCANORTE. Líder do Grupo de Pesquisa ANARKHOS – Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação (CNPq/UFPA). ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-7156-5610 E-mail: costagilcilene@gmail.com

Oberdan da Silva Medeiros, Universidade Federal do Pará.

Graduado em Ciências Sociais, possui Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA. E-mail: oberdanazul@yahoo.com.br

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Costa, G. D. da, & Medeiros, O. da S. (2021). Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 51–77. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179