v. 12 n. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica

Expediente

  • Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428
    Juliana do Prado, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
    01 - 21

Artigos

  • Acesso à educação infantil e critérios de vagas da política municipal de Naviraí, Mato Grosso Do Sul

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3596
    Klinger Teodoro Ciríaco, Lucimara Vieira dos Santos
    22 - 50
  • Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179
    Gilcilene Dias da Costa, Oberdan da Silva Medeiros
    51 - 77
  • O crescimento do discurso religioso ultraconservador e sua influência nas políticas de educação no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4362
    Walace Roza Pinel, Erlando da silva Reses
    78 - 92
  • Relações étnico-raciais: uma tarefa para a formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4465
    Genilsa Soares de Andrade, Benedetta Bisol
    93 - 118
  • Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508
    Tauane Carolina Parodi Be, Vantoir Roberto Brancher, Eliane Quinconzes Porto
    119 - 142
  • Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528
    Liliane de Sousa Cardoso, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Eduardo Fofonca
    143 - 164
  • As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544
    Luciana Domingues Ramos, Cíntia Inês Boll
    165 - 184
  • Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras.

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600
    Maria Emilia Sardelich
    185 - 212
  • “Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625
    ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL
    213 - 237
  • Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657
    Marli Dallagnol Frison, Tamini Wyzykowski
    238 - 264
  • Dançando para viver: pedagogia social e a aprendizagem da prostituta no striptease

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4691
    Rodrigo Bravin, Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira
    265 - 292
  • Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726
    Heloisa da Silva Borges, Patrícia Barros Teixeira
    293 - 318
  • Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733
    Marcilene Dias Bruno de Almeida, Gene Maria Vieira Lyra-Silva
    319 - 341
  • Formação Continuada: conhecimentos profissionais de um grupo de professores referente à conservação da área de figuras planas

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4799
    Angelica da Fontoura Garcia Silva, Jacqueline de Melo Gomes
    342 - 359
  • Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855
    Erinaldo Vicente Cavalcanti
    360 - 385
  • Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875
    Francisco Willams Campos Lima, Antonio Sousa Alves, Albiane Oliveira Gomes
    386 - 407
  • POVOS INDÍGENAS E DESAFIOS ATUAIS: PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4386
    Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Letícia Pereira Mendes Nogueira
    408 - 437
  • Conversas com quem fala outra língua

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892
    Sirlene Maria Dias de Oliveira, Claudia Raimundo Reyes, Adriano Batista Castorino
    438 - 462
  • Práticas Artísticas na Educação Infantil: Brincando com a Magia de Orixás

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4718
    Lia Franco Franco Braga
    463 - 486
  • O ensino da língua portuguesa escrita no Pré-Escolar e 1ª classe do Ensino Primário no Sumbe/Angola

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4572
    Walter Guismão Quipuco, MARINALVA VIEIRA BARBOSA
    487 - 511
  • Museu do surf de Cabo Frio – ensinando, aprendendo e disseminando a inclusão através da cultura e do esporte

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4667
    Maria Cristina Barbosa Mendes, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
    512 - 531
  • Terra de indígenas e não indígenas: um olhar sobre os descendentes Cariri e Paiaiás da Missão do Sahy

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5076
    Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
    532 - 560

Artigos Temáticos

  • O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5447
    Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo, Jean Mac Cole Tavares Santos
    561 - 588
  • Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
    Júlio Emílio Diniz-Pereira, Maria José Batista Flores, Filipe Santos Fernandes
    589 - 614
  • Formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais após a BNCC: dúvidas, desafios, apostas e ensaios

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5230
    Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
    615 - 630
  • Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5380
    Eloisa Antunes Maciel, Cleiton Edmundo Baumgratz, Roque Ismael da Costa Güllich
    631 - 652
  • Formação de professores no Amapá e norte do Pará, Brasil: vivências em uma licenciatura intercultural indígena

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5398
    Cecília Maria Chaves Brito Bastos, Giovani José da Silva
    653 - 678
  • A formação para docência no ensino religioso no território catarinense

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5421
    Josiane Crusaro Simoni, Elcio Cecchetti, Anderson Luiz Tedesco
    679 - 703
  • A formação do professor de Educação Física: contribuições da experiência docente para o ensino do tema transversal da Educação Ambiental na Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4788
    Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino, Jacqueline Silva da Silva
    704 - 730
  • Tempos e espaços da aprendizagem na configuração da formação do professor nos cursos de licenciatura

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5357
    Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Manosso Cartaxo
    731 - 754
  • O estágio supervisionado para a formação de professores: as relações teórico-práticas em questão

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5139
    Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame, Isaias Batista de Oliveira Junior
    755 - 776
  • Práticas de iniciação à docência no estágio supervisionado em matemática

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5399
    Gerson Ribeiro Bacury, José Domingos Antônio Gonçalves, Elisângela Aparecida Pereira de Melo
    777 - 802
  • Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424
    Lucicléia Pereira da Silva, Marcos Antonio Barros dos Santos
    803 - 821
  • O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844
    Marlon Messias Santana Cruz
    822 - 843
  • Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159
    Fátima Nailena Fonsêca Cordeiro, Simone Maria da Rocha, Francisco Vieira da Silva
    844 - 868
  • Perder-se também é caminho: inserção profissional de egressos da licenciatura em pedagogia da universidade do estado do Rio Grande do Norte

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5356
    Francisca Geise Varela Costa, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
    869 - 894
  • Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434
    Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso, Ivany Pinto Nascimento
    895 - 921
  • Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396
    Paloma Marques dos Santos, Ana Maria Santos Gouw
    922 - 946
  • Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5407
    Andresa da Costa Ribeiro, Marcia da Costa
    947 - 972
  • Gestão das licenciaturas da UERN no contexto da pandemia: um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5879
    Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Josélia Carvalho Carvalho de Araújo
    973 - 988
  • "Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362
    Amanda R Franco, Rui Marques Vieira
    989 - 1015
  • Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403
    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Daniela Melaré Vieira Barros, Raquel Rosan Christino Gitahy
    1016 - 1044

ENTREVISTA

  • Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429
    Helena Costa Lopes de Freitas, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
    1045 - 1061