v. 12 n. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica

Expediente

  • Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica

    Juliana do Prado, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
    01 - 21

    Visualizações: 975
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428

Artigos

  • Acesso à educação infantil e critérios de vagas da política municipal de Naviraí, Mato Grosso Do Sul

    Klinger Teodoro Ciríaco, Lucimara Vieira dos Santos
    22 - 50

    Visualizações: 556
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3596
  • Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial

    Gilcilene Dias da Costa, Oberdan da Silva Medeiros
    51 - 77

    Visualizações: 560
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179
  • O crescimento do discurso religioso ultraconservador e sua influência nas políticas de educação no Brasil

    Walace Roza Pinel, Erlando da silva Reses
    78 - 92

    Visualizações: 650
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4362
  • Relações étnico-raciais: uma tarefa para a formação de professores

    Genilsa Soares de Andrade, Benedetta Bisol
    93 - 118

    Visualizações: 1280
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4465
  • Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos

    Tauane Carolina Parodi Be, Vantoir Roberto Brancher, Eliane Quinconzes Porto
    119 - 142

    Visualizações: 630
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508
  • Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais

    Liliane de Sousa Cardoso, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Eduardo Fofonca
    143 - 164

    Visualizações: 611
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528
  • As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação

    Luciana Domingues Ramos, Cíntia Inês Boll
    165 - 184

    Visualizações: 643
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544
  • Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras.

    Maria Emilia Sardelich
    185 - 212

    Visualizações: 618
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600
  • “Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas

    ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL
    213 - 237

    Visualizações: 798
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625
  • Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano

    Marli Dallagnol Frison, Tamini Wyzykowski
    238 - 264

    Visualizações: 985
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657
  • Dançando para viver: pedagogia social e a aprendizagem da prostituta no striptease

    Rodrigo Bravin, Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira
    265 - 292

    Visualizações: 599
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4691
  • Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico

    Heloisa da Silva Borges, Patrícia Barros Teixeira
    293 - 318

    Visualizações: 1186
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726
  • Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito

    Marcilene Dias Bruno de Almeida, Gene Maria Vieira Lyra-Silva
    319 - 341

    Visualizações: 576
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733
  • Formação Continuada: conhecimentos profissionais de um grupo de professores referente à conservação da área de figuras planas

    Angelica da Fontoura Garcia Silva, Jacqueline de Melo Gomes
    342 - 359

    Visualizações: 441
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4799
  • Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid

    Erinaldo Vicente Cavalcanti
    360 - 385

    Visualizações: 609
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855
  • Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso

    Francisco Willams Campos Lima, Antonio Sousa Alves, Albiane Oliveira Gomes
    386 - 407

    Visualizações: 706
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875
  • POVOS INDÍGENAS E DESAFIOS ATUAIS: PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO

    Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Letícia Pereira Mendes Nogueira
    408 - 437

    Visualizações: 1307
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4386
  • Conversas com quem fala outra língua

    Sirlene Maria Dias de Oliveira, Claudia Raimundo Reyes, Adriano Batista Castorino
    438 - 462

    Visualizações: 465
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892
  • Práticas Artísticas na Educação Infantil: Brincando com a Magia de Orixás

    Lia Franco Franco Braga
    463 - 486

    Visualizações: 884
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4718
  • O ensino da língua portuguesa escrita no Pré-Escolar e 1ª classe do Ensino Primário no Sumbe/Angola

    Walter Guismão Quipuco, MARINALVA VIEIRA BARBOSA
    487 - 511

    Visualizações: 1068
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4572
  • Museu do surf de Cabo Frio – ensinando, aprendendo e disseminando a inclusão através da cultura e do esporte

    Maria Cristina Barbosa Mendes, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
    512 - 531

    Visualizações: 876
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4667
  • Terra de indígenas e não indígenas: um olhar sobre os descendentes Cariri e Paiaiás da Missão do Sahy

    Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
    532 - 560

    Visualizações: 1122
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5076

Artigos Temáticos

  • O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019)

    Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo, Jean Mac Cole Tavares Santos
    561 - 588

    Visualizações: 5337
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5447
  • Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil

    Júlio Emílio Diniz-Pereira, Maria José Batista Flores, Filipe Santos Fernandes
    589 - 614

    Visualizações: 1573
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
  • Formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais após a BNCC: dúvidas, desafios, apostas e ensaios

    Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
    615 - 630

    Visualizações: 688
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5230
  • Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial

    Eloisa Antunes Maciel, Cleiton Edmundo Baumgratz, Roque Ismael da Costa Güllich
    631 - 652

    Visualizações: 822
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5380
  • Formação de professores no Amapá e norte do Pará, Brasil: vivências em uma licenciatura intercultural indígena

    Cecília Maria Chaves Brito Bastos, Giovani José da Silva
    653 - 678

    Visualizações: 560
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5398
  • A formação para docência no ensino religioso no território catarinense

    Josiane Crusaro Simoni, Elcio Cecchetti, Anderson Luiz Tedesco
    679 - 703

    Visualizações: 714
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5421
  • A formação do professor de Educação Física: contribuições da experiência docente para o ensino do tema transversal da Educação Ambiental na Educação Básica

    Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino, Jacqueline Silva da Silva
    704 - 730

    Visualizações: 620
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4788
  • Tempos e espaços da aprendizagem na configuração da formação do professor nos cursos de licenciatura

    Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Manosso Cartaxo
    731 - 754

    Visualizações: 529
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5357
  • O estágio supervisionado para a formação de professores: as relações teórico-práticas em questão

    Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame, Isaias Batista de Oliveira Junior
    755 - 776

    Visualizações: 1193
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5139
  • Práticas de iniciação à docência no estágio supervisionado em matemática

    Gerson Ribeiro Bacury, José Domingos Antônio Gonçalves, Elisângela Aparecida Pereira de Melo
    777 - 802

    Visualizações: 600
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5399
  • Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID

    Lucicléia Pereira da Silva, Marcos Antonio Barros dos Santos
    803 - 821

    Visualizações: 568
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424
  • O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID

    Marlon Messias Santana Cruz
    822 - 843

    Visualizações: 438
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844
  • Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas

    Fátima Nailena Fonsêca Cordeiro, Simone Maria da Rocha, Francisco Vieira da Silva
    844 - 868

    Visualizações: 307
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159
  • Perder-se também é caminho: inserção profissional de egressos da licenciatura em pedagogia da universidade do estado do Rio Grande do Norte

    Francisca Geise Varela Costa, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
    869 - 894

    Visualizações: 354
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5356
  • Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a)

    Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso, Ivany Pinto Nascimento
    895 - 921

    Visualizações: 452
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434
  • Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores

    Paloma Marques dos Santos, Ana Maria Santos Gouw
    922 - 946

    Visualizações: 2325
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396
  • Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física

    Andresa da Costa Ribeiro, Marcia da Costa
    947 - 972

    Visualizações: 665
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5407
  • Gestão das licenciaturas da UERN no contexto da pandemia: um relato de experiência

    Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Josélia Carvalho Carvalho de Araújo
    973 - 988

    Visualizações: 450
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5879
  • "Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior

    Amanda R Franco, Rui Marques Vieira
    989 - 1015

    Visualizações: 512
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362
  • Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Daniela Melaré Vieira Barros, Raquel Rosan Christino Gitahy
    1016 - 1044

    Visualizações: 932
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403

ENTREVISTA

  • Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos

    Helena Costa Lopes de Freitas, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
    1045 - 1061

    Visualizações: 705
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429