Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
v. 12 n. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34
Publicado:
30-04-2021
Expediente
Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
Juliana do Prado, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
01 - 21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428
Artigos
Acesso à educação infantil e critérios de vagas da política municipal de Naviraí, Mato Grosso Do Sul
Klinger Teodoro Ciríaco, Lucimara Vieira dos Santos
22 - 50
PDF
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3596
Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial
Gilcilene Dias da Costa, Oberdan da Silva Medeiros
51 - 77
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179
O crescimento do discurso religioso ultraconservador e sua influência nas políticas de educação no Brasil
Walace Roza Pinel, Erlando da silva Reses
78 - 92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4362
Relações étnico-raciais: uma tarefa para a formação de professores
Genilsa Soares de Andrade, Benedetta Bisol
93 - 118
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4465
Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos
Tauane Carolina Parodi Be, Vantoir Roberto Brancher, Eliane Quinconzes Porto
119 - 142
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508
Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais
Liliane de Sousa Cardoso, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Eduardo Fofonca
143 - 164
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528
As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação
Luciana Domingues Ramos, Cíntia Inês Boll
165 - 184
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544
Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras.
Maria Emilia Sardelich
185 - 212
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600
“Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas
ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL
213 - 237
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625
Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano
Marli Dallagnol Frison, Tamini Wyzykowski
238 - 264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657
Dançando para viver: pedagogia social e a aprendizagem da prostituta no striptease
Rodrigo Bravin, Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira
265 - 292
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4691
Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico
Heloisa da Silva Borges, Patrícia Barros Teixeira
293 - 318
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726
Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito
Marcilene Dias Bruno de Almeida, Gene Maria Vieira Lyra-Silva
319 - 341
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733
Formação Continuada: conhecimentos profissionais de um grupo de professores referente à conservação da área de figuras planas
Angelica da Fontoura Garcia Silva, Jacqueline de Melo Gomes
342 - 359
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4799
Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid
Erinaldo Vicente Cavalcanti
360 - 385
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855
Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso
Francisco Willams Campos Lima, Antonio Sousa Alves, Albiane Oliveira Gomes
386 - 407
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875
POVOS INDÍGENAS E DESAFIOS ATUAIS: PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO
Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Letícia Pereira Mendes Nogueira
408 - 437
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4386
Conversas com quem fala outra língua
Sirlene Maria Dias de Oliveira, Claudia Raimundo Reyes, Adriano Batista Castorino
438 - 462
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892
Práticas Artísticas na Educação Infantil: Brincando com a Magia de Orixás
Lia Franco Franco Braga
463 - 486
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4718
O ensino da língua portuguesa escrita no Pré-Escolar e 1ª classe do Ensino Primário no Sumbe/Angola
Walter Guismão Quipuco, MARINALVA VIEIRA BARBOSA
487 - 511
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4572
Museu do surf de Cabo Frio – ensinando, aprendendo e disseminando a inclusão através da cultura e do esporte
Maria Cristina Barbosa Mendes, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
512 - 531
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4667
Terra de indígenas e não indígenas: um olhar sobre os descendentes Cariri e Paiaiás da Missão do Sahy
Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
532 - 560
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5076
Artigos Temáticos
O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019)
Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo, Jean Mac Cole Tavares Santos
561 - 588
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5447
Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil
Júlio Emílio Diniz-Pereira, Maria José Batista Flores, Filipe Santos Fernandes
589 - 614
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
Formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais após a BNCC: dúvidas, desafios, apostas e ensaios
Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
615 - 630
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5230
Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial
Eloisa Antunes Maciel, Cleiton Edmundo Baumgratz, Roque Ismael da Costa Güllich
631 - 652
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5380
Formação de professores no Amapá e norte do Pará, Brasil: vivências em uma licenciatura intercultural indígena
Cecília Maria Chaves Brito Bastos, Giovani José da Silva
653 - 678
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5398
A formação para docência no ensino religioso no território catarinense
Josiane Crusaro Simoni, Elcio Cecchetti, Anderson Luiz Tedesco
679 - 703
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5421
A formação do professor de Educação Física: contribuições da experiência docente para o ensino do tema transversal da Educação Ambiental na Educação Básica
Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino, Jacqueline Silva da Silva
704 - 730
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4788
Tempos e espaços da aprendizagem na configuração da formação do professor nos cursos de licenciatura
Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Manosso Cartaxo
731 - 754
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5357
O estágio supervisionado para a formação de professores: as relações teórico-práticas em questão
Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame, Isaias Batista de Oliveira Junior
755 - 776
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5139
Práticas de iniciação à docência no estágio supervisionado em matemática
Gerson Ribeiro Bacury, José Domingos Antônio Gonçalves, Elisângela Aparecida Pereira de Melo
777 - 802
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5399
Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID
Lucicléia Pereira da Silva, Marcos Antonio Barros dos Santos
803 - 821
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424
O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID
Marlon Messias Santana Cruz
822 - 843
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844
Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas
Fátima Nailena Fonsêca Cordeiro, Simone Maria da Rocha, Francisco Vieira da Silva
844 - 868
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159
Perder-se também é caminho: inserção profissional de egressos da licenciatura em pedagogia da universidade do estado do Rio Grande do Norte
Francisca Geise Varela Costa, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
869 - 894
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5356
Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a)
Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso, Ivany Pinto Nascimento
895 - 921
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434
Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores
Paloma Marques dos Santos, Ana Maria Santos Gouw
922 - 946
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396
Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física
Andresa da Costa Ribeiro, Marcia da Costa
947 - 972
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5407
Gestão das licenciaturas da UERN no contexto da pandemia: um relato de experiência
Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Josélia Carvalho Carvalho de Araújo
973 - 988
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5879
"Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior
Amanda R Franco, Rui Marques Vieira
989 - 1015
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362
Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica
Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Daniela Melaré Vieira Barros, Raquel Rosan Christino Gitahy
1016 - 1044
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403
ENTREVISTA
Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos
Helena Costa Lopes de Freitas, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
1045 - 1061
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão