Sinais comportamentais precoces no contexto da pesquisa e da clínica infantil em um caso de suspeita de transtorno psicótico

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Autores

  • Andréa Carla Machado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil - CPEDi

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4212

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Intervenção precoce, Pródromo, Infância

Resumo

: A maioria dos adultos com transtorno psiquiátrico atendeu primeiro aos critérios de diagnóstico durante a infância e / ou a adolescência, mas padrões de previsão homotípicos e heterotípicos específicos e mesmo os sintomas prôdromicos não foram firmemente estabelecidos devido a ausência de informações pregressas bem fundamentadas e organizadas de forma sistemática para os acompanhamentos posteriores. Nessa perspectiva, a observação de um profissional se faz essencial, lançando mão de recursos e protocolos importantes, principalmente na etapa do desenvolvimento infantil. O objetivo do presente texto foi relatar os sintomas comportamentais precoce de um caso de suspeita de transtorno psicótico na infância. No caso são descritos os comportamentos precoces no contexto clínico, na escola e no ambiente familiar de um menino de cinco anos e seis meses de idade cursando a pré-escola de uma instituição privada de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de observação direta com roteiro pré-estabelecido pela profissional e utilizado com a família e escola os instrumentos CBCL (6-18) e o EACI-P. Pode-se observar que os comportamentos indicados pelos contextos (clinico, família e escola) direcionam para um perfil clínico com características que compõem um quadro de transtorno psicótico, sendo importante esses apontamentos para auxiliar a área psiquiátrica na conduta diagnóstica.

Biografia do Autor

Andréa Carla Machado, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil - CPEDi

Linguista, Pedagoga, Mestre e Doutora em Educacão Especial. Pós-Doutora em Psicologia (UFSCar) Educacão (UNESP). Pesquisadora e Psicopedagoga clínica no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil, CPEDi

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

Machado, A. C. (2020). Sinais comportamentais precoces no contexto da pesquisa e da clínica infantil em um caso de suspeita de transtorno psicótico. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 582–605. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4212