As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético
Visualizações: 847DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232Palavras-chave:
Educação do Campo. História em Quadrinhos. Letramento Estético. Jovens e Adultos.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como se desenvolve o letramento estético a partir de signos visuais e da escrita para compreender a realidade do jovem e do adulto brasileiros da Educação do Campo. Partindo de ampla pesquisa bibliográfica e de análise documental acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação do Campo adotamos como procedimento metodológico o Experimento Didático-Formativo, em diálogo com a teoria Histórico-Cultural. Os sujeitos participantes são estudantes jovens e adultos de uma licenciatura em Educação do Campo de uma universidade brasileira. Os resultados indicam avanços nos processos de leitura e de escrita após a produção de histórias em quadrinhos pelos estudantes, em especial, no que se refere à autoria. Portanto, se conseguem melhorar a escrita e a leitura a partir dessa linguagem; entendemos que isso é belo, pois tem caráter de obra bem feita e coerente, uma vez que melhoraram os seus processos de leitura e escrita. Nesta perspectiva, a estética se refere não apenas a uma obra bem feita, mas a um objeto ou pensamento que tem mais que um valor artístico, isto é, que ofereça uma harmonia e equilíbrio em suas formas, uma qualidade estética.
Referências
AQUINO, O. F. O Experimento Didático-Formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davídov. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017, p. 323-350.
AQUINO, O. F. O experimento didático-formativo: contribuições para a pesquisa em didática desenvolvimental. Uberaba: UNIUBE, 2015, p. 1-13.
AQUINO, O. F. Do experimento genético ao experimento formativo: contribuições de L. Vigotski e V. Davidov à pesquisa em Didática e formação de professores. In: XI CONPE, Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2013, p. 1-21.
BRASIL. Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências, 2014.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S. MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 87-131.
COSTA, M. L.; CABRAL, C. L. O. Da Educação Rural à Educação do Campo: uma luta de superação epistemológica/paradigmática. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 1, n. 2, p. 177-203, 2016. Doi: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177
DAVÍDOV, V. V.; SLOBODCHIKOV, V. I.; TSUKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do ensino desenvolvimental como sujeito da Atividade de Estudo. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 101-110, 2014.
DAVÍDOV, V. V. O problema da generalização e do conceito na teoria de Vygotsky. Palestra proferida durante o Comitê Internacional do ISCRAT (International Society for Cultural Research and Activity Theory). Tradução de José Carlos Libâneo. Studi di Psicologia dell Educazione. v. 1, 2, 3, Armando, Roma, 1997, p. 1-9.
DAVÍDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas, 1988. Disponível em: http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov. Acesso em 16 de janeiro de 2019.
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progreso, 1978.
KLEIMAN, A.; SITO, L. Multiletramentos, interdições e marginalidades. In: KLEIMAN, A.; ASSIS, J. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, p. 169-198.
KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.
LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, mai./ago. 2016.
MOLLICA, M. C. (Org.). Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 267-286, 2017.
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 247-271, 2013.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SFORNI, M. S. F. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação e Realidade, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015.
SILVA, C. Políticas públicas para a Educação do Campo e formação de professores. In: ARAÚJO, G. C., MIRANDA, C. F. RUAS JUNIOR, J. P.; SILVA, M. P. (Orgs.). Educação do Campo, Artes e Formação Docente: práticas pedagógicas em Educação do Campo (volume 2). Palmas: EDUFT, 2018, p. 51-73.
STEFANELLO, P. G. A representação da verdade pelo discurso científico: vistas a uma ruptura de paradigmas do letramento acadêmico. Fórum Linguístico, Florianópolis, n. 14, v. 4, p. 2720-2729, 2017. Doi: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2720
UNESCO Brasília Office. Educação de Adultos: Declaração de Hamburgo - Agenda para o Futuro. CONFINTEA V. Brasília, Representação da UNESCO no Brasil, 1998.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. Madrid: Aprendizage Visor, 2000.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.