As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232

Palavras-chave:

Educação do Campo. História em Quadrinhos. Letramento Estético. Jovens e Adultos.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar como se desenvolve o letramento estético a partir de signos visuais e da escrita para compreender a realidade do jovem e do adulto brasileiros da Educação do Campo. Partindo de ampla pesquisa bibliográfica e de análise documental acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação do Campo adotamos como procedimento metodológico o Experimento Didático-Formativo, em diálogo com a teoria Histórico-Cultural. Os sujeitos participantes são estudantes jovens e adultos de uma licenciatura em Educação do Campo de uma universidade brasileira. Os resultados indicam avanços nos processos de leitura e de escrita após a produção de histórias em quadrinhos pelos estudantes, em especial, no que se refere à autoria. Portanto, se conseguem melhorar a escrita e a leitura a partir dessa linguagem; entendemos que isso é belo, pois tem caráter de obra bem feita e coerente, uma vez que melhoraram os seus processos de leitura e escrita. Nesta perspectiva, a estética se refere não apenas a uma obra bem feita, mas a um objeto ou pensamento que tem mais que um valor artístico, isto é, que ofereça uma harmonia e equilíbrio em suas formas, uma qualidade estética.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em Educação. Professor vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília, São Paulo, Brasil.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

de Araújo, G. C., & Miguel, J. C. (2020). As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 632–661. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232