As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232Palavras-chave:
Educação do Campo. História em Quadrinhos. Letramento Estético. Jovens e Adultos.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como se desenvolve o letramento estético a partir de signos visuais e da escrita para compreender a realidade do jovem e do adulto brasileiros da Educação do Campo. Partindo de ampla pesquisa bibliográfica e de análise documental acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação do Campo adotamos como procedimento metodológico o Experimento Didático-Formativo, em diálogo com a teoria Histórico-Cultural. Os sujeitos participantes são estudantes jovens e adultos de uma licenciatura em Educação do Campo de uma universidade brasileira. Os resultados indicam avanços nos processos de leitura e de escrita após a produção de histórias em quadrinhos pelos estudantes, em especial, no que se refere à autoria. Portanto, se conseguem melhorar a escrita e a leitura a partir dessa linguagem; entendemos que isso é belo, pois tem caráter de obra bem feita e coerente, uma vez que melhoraram os seus processos de leitura e escrita. Nesta perspectiva, a estética se refere não apenas a uma obra bem feita, mas a um objeto ou pensamento que tem mais que um valor artístico, isto é, que ofereça uma harmonia e equilíbrio em suas formas, uma qualidade estética.
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