As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético

Visualizações: 851

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232

Palavras-chave:

Educação do Campo. História em Quadrinhos. Letramento Estético. Jovens e Adultos.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar como se desenvolve o letramento estético a partir de signos visuais e da escrita para compreender a realidade do jovem e do adulto brasileiros da Educação do Campo. Partindo de ampla pesquisa bibliográfica e de análise documental acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação do Campo adotamos como procedimento metodológico o Experimento Didático-Formativo, em diálogo com a teoria Histórico-Cultural. Os sujeitos participantes são estudantes jovens e adultos de uma licenciatura em Educação do Campo de uma universidade brasileira. Os resultados indicam avanços nos processos de leitura e de escrita após a produção de histórias em quadrinhos pelos estudantes, em especial, no que se refere à autoria. Portanto, se conseguem melhorar a escrita e a leitura a partir dessa linguagem; entendemos que isso é belo, pois tem caráter de obra bem feita e coerente, uma vez que melhoraram os seus processos de leitura e escrita. Nesta perspectiva, a estética se refere não apenas a uma obra bem feita, mas a um objeto ou pensamento que tem mais que um valor artístico, isto é, que ofereça uma harmonia e equilíbrio em suas formas, uma qualidade estética.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em Educação. Professor vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília, São Paulo, Brasil.

Referências

AQUINO, O. F. O Experimento Didático-Formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davídov. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017, p. 323-350.

AQUINO, O. F. O experimento didático-formativo: contribuições para a pesquisa em didática desenvolvimental. Uberaba: UNIUBE, 2015, p. 1-13.

AQUINO, O. F. Do experimento genético ao experimento formativo: contribuições de L. Vigotski e V. Davidov à pesquisa em Didática e formação de professores. In: XI CONPE, Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2013, p. 1-21.

BRASIL. Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências, 2014.

CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S. MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 87-131.

COSTA, M. L.; CABRAL, C. L. O. Da Educação Rural à Educação do Campo: uma luta de superação epistemológica/paradigmática. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 1, n. 2, p. 177-203, 2016. Doi: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177

DAVÍDOV, V. V.; SLOBODCHIKOV, V. I.; TSUKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do ensino desenvolvimental como sujeito da Atividade de Estudo. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 101-110, 2014.

DAVÍDOV, V. V. O problema da generalização e do conceito na teoria de Vygotsky. Palestra proferida durante o Comitê Internacional do ISCRAT (International Society for Cultural Research and Activity Theory). Tradução de José Carlos Libâneo. Studi di Psicologia dell Educazione. v. 1, 2, 3, Armando, Roma, 1997, p. 1-9.

DAVÍDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas, 1988. Disponível em: http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov. Acesso em 16 de janeiro de 2019.

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progreso, 1978.

KLEIMAN, A.; SITO, L. Multiletramentos, interdições e marginalidades. In: KLEIMAN, A.; ASSIS, J. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, p. 169-198.

KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.

LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, mai./ago. 2016.

MOLLICA, M. C. (Org.). Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 267-286, 2017.

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 247-271, 2013.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SFORNI, M. S. F. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação e Realidade, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015.

SILVA, C. Políticas públicas para a Educação do Campo e formação de professores. In: ARAÚJO, G. C., MIRANDA, C. F. RUAS JUNIOR, J. P.; SILVA, M. P. (Orgs.). Educação do Campo, Artes e Formação Docente: práticas pedagógicas em Educação do Campo (volume 2). Palmas: EDUFT, 2018, p. 51-73.

STEFANELLO, P. G. A representação da verdade pelo discurso científico: vistas a uma ruptura de paradigmas do letramento acadêmico. Fórum Linguístico, Florianópolis, n. 14, v. 4, p. 2720-2729, 2017. Doi: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2720

UNESCO Brasília Office. Educação de Adultos: Declaração de Hamburgo - Agenda para o Futuro. CONFINTEA V. Brasília, Representação da UNESCO no Brasil, 1998.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. Madrid: Aprendizage Visor, 2000.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

de Araújo, G. C., & Miguel, J. C. (2020). As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 632–661. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232