Interdisciplinaridade na Formação Inicial de professores da área das Ciências da Natureza e Matemática: um estudo em periódicos A1 e A2
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4285Palavras-chave:
Ciências da Natureza e Matemática. Formação Inicial de Professores. Interdisciplinaridade.Resumo
O trabalho realiza um estudo sobre a natureza das publicações que abordam a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Física, Biologia, Química e Matemática em revistas da área de Ensino com Qualis A1 e A2 no período de 2013 a 2018. A busca contempla 80 periódicos nacionais e internacionais dentro dos quais obtivemos 596 artigos sobre interdisciplinaridade, sendo que 167 abordam a interdisciplinaridade na área das Ciências da Natureza e Matemática (CNM) e os demais (429) tratam da interdisciplinaridade em outras áreas do conhecimento que estão fora do escopo deste trabalho. Dos 167 artigos sobre interdisciplinaridade na área de CNM, 27 tratam da interdisciplinaridade na formação inicial de professores. A leitura dos 27 artigos mostrou que sete apresentam implementações práticas interdisciplinares e os demais trabalhos (20) são de natureza teórica. A presente análise dos artigos publicados aponta uma lacuna referente a vivências de práticas interdisciplinares na formação inicial de professores das Ciências da Natureza e Matemática.Referências
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