Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4374

Palavras-chave:

Química experimental, Educação Química, Formação de professores

Resumo

Este estudo objetivou compreender a circulação de discursos sobre experimentação em um curso de formação de professores de Química, assumindo sua função de orientador de práticas e buscando problematizar seus efeitos na Educação Básica. Para tal, bases teóricas e metodológicas da Análise do Discurso foram empregadas no processo de pesquisa, análise e construção do texto. Como elementos resultantes da análise, o texto aponta a emergência de discursos que se pautam numa concepção de experimentação sistematicamente diferenciada e separada da teoria no nível da formação universitária, num entendimento de que a aula experimental é distinta da aula tida como teórica e que produzem, como efeitos, algo que se constitui quase como “químicas” distintas, tanto na Educação Superior (na formação docente) quanto na Educação Básica (local de ação desses docentes). Os resultados apresentados neste trabalho marcam a importância das práticas desenvolvidas e naturalizadas nos cursos de formação de professores de Química serem repensadas, de modo que, ao apontar tais agenciamentos, o texto busca contribuir em sua identificação e possível abertura à discussão no campo do Ensino de Química voltado à formação e à ação de professores na Escola Básica.

Biografia do Autor

Edson Frozza, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul, mestre em Química e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Bruno dos Santos Pastoriza

Professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui graduação em Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Educação em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com formação de professores de Ciências, transitando na área da filosofia pensada para o Ensino de Ciências. Atua em diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Química. Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ-UFPel), também é Coordenador Adjunto do Curso de Licenciatura em Química, orientador do PIBID e pesquisa na área de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Química.

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Frozza, E., & Pastoriza, B. dos S. (2021). Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 64–90. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4374