Trabalho docente e avaliação de desempenho: o caso dos professores que atuam na carreira de educação básica, técnica e tecnológica

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Autores

  • Elisângela Ferreira Floro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.445

Palavras-chave:

Trabalho docente. Controle. Avaliação.

Resumo

Este artigo representa um esforço de apreender como os processos avaliativos na Carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) têm contribuído para ajustar o trabalho docente às finalidades dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s), ao passo em que se constituem em uma estratégia de controle desta categoria profissional. Nosso objetivo é demonstrar que a avaliação não tem como meta retroalimentar o trabalho pedagógico, corroborando para a consolidação do caráter ontológico da docência, mas comprometer os professores com a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão subservientes às demandas dos setores produtivos e às imposições das avaliações estatais com a utilização de instrumentos nacionais e internacionais. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com destaque para as análises da legislação educacional brasileira, de relatórios de organismos internacionais e de normativas internas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

 

 

Biografia do Autor

Elisângela Ferreira Floro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Crato, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte, doutoranda em educação pela UNESP.

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Professora Livre-Docente III da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

02-06-2015

Como Citar

Floro, E. F., & Dal Ri, N. M. (2015). Trabalho docente e avaliação de desempenho: o caso dos professores que atuam na carreira de educação básica, técnica e tecnológica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 66–89. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.445