Com quantas leituras se forma um leitor? um diálogo entre professores, para professores

Visualizações: 746

Autores

  • Heloisa Helena Dias Martins Proença GEPEC - UNICAMP
  • Idelvandre Vilas Boas de Santana Santos Prefeitura Municipal de Campinas
  • Renata Barroso Siqueira Frauendorf Formadora Instituto Avisa Lá - SP e do Programa Ler e Escrever – SEE-SP

Palavras-chave:

Formação continuada. Práticas de leitura. Cotidiano escolar

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de apresentar algumas das discussões e reflexões propostas pelos participantes do GRUPAD – Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo – que está vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – da Faculdade de Educação da Unicamp, a respeito dos aspectos que envolvem o trabalho com a leitura nas turmas da educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Através do registro das discussões advindas das reflexões realizadas pelo grupo, da elaboração de narrativas que expressam as experiências individuais de seus participantes, dos diálogos nos encontros presenciais e da continuação destas reflexões permeadas pelo texto escrito, por meio de interações virtuais, buscamos desenvolver um processo de estudo que nos ajudasse a compreender quais as relações existentes entre a leitura e a compreensão dos textos lidos nos contextos escolares. A produção foi mobilizada pelo interesse e pela busca de alternativas que ajudasse os componentes do grupo a lidar com o desafio de trabalhar com os textos em sala de aula, na própria atuação docente. A interlocução com o próprio grupo e com os estudos de Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros, colaborou para que pudéssemos compreender melhor os diferentes aspectos que permeiam o trabalho com o texto na educação básica, ajudando-nos a fazer algumas escolhas que sejam significativas para o desenvolvimento de um sujeito-leitor autônomo e crítico.

 

 

 

Biografia do Autor

Heloisa Helena Dias Martins Proença, GEPEC - UNICAMP

Pedadoga, Mestrado em Educação pela Unicamp, atuação na Coordenação Pedagógica e na Formação Continuada de prossionais da Educação, formadora do Programa PNAIC pela Unicamp.

Idelvandre Vilas Boas de Santana Santos, Prefeitura Municipal de Campinas

Pedagoga, Especialista em Gestão do Currículo pela USP, Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Campinas.

Renata Barroso Siqueira Frauendorf, Formadora Instituto Avisa Lá - SP e do Programa Ler e Escrever – SEE-SP

Pedagoca, mestranda do GEPEC/UNICAMP; formadora do Instituto Avisa Lá e do Programa Ler e Escrever - SEE-SP

Downloads

Publicado

27-01-2015

Como Citar

Dias Martins Proença, H. H., de Santana Santos, I. V. B., & Siqueira Frauendorf, R. B. (2015). Com quantas leituras se forma um leitor? um diálogo entre professores, para professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 50–66. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/451

Edição

Seção

Artigos Temáticos