Com quantas leituras se forma um leitor? um diálogo entre professores, para professores
Visualizações: 818Palavras-chave:
Formação continuada. Práticas de leitura. Cotidiano escolarResumo
Este ensaio tem o objetivo de apresentar algumas das discussões e reflexões propostas pelos participantes do GRUPAD – Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo – que está vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – da Faculdade de Educação da Unicamp, a respeito dos aspectos que envolvem o trabalho com a leitura nas turmas da educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Através do registro das discussões advindas das reflexões realizadas pelo grupo, da elaboração de narrativas que expressam as experiências individuais de seus participantes, dos diálogos nos encontros presenciais e da continuação destas reflexões permeadas pelo texto escrito, por meio de interações virtuais, buscamos desenvolver um processo de estudo que nos ajudasse a compreender quais as relações existentes entre a leitura e a compreensão dos textos lidos nos contextos escolares. A produção foi mobilizada pelo interesse e pela busca de alternativas que ajudasse os componentes do grupo a lidar com o desafio de trabalhar com os textos em sala de aula, na própria atuação docente. A interlocução com o próprio grupo e com os estudos de Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros, colaborou para que pudéssemos compreender melhor os diferentes aspectos que permeiam o trabalho com o texto na educação básica, ajudando-nos a fazer algumas escolhas que sejam significativas para o desenvolvimento de um sujeito-leitor autônomo e crítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.