Incumpridores versus indisciplinados no 1.º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa)

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco

Palavras-chave:

comportamentos disruptivos. indisciplina escolar. ensino básico. intervenção pedagógica. estratégia psicoeducativa

Resumo

Objetivo deste estudo (metodologia qualitativa), na modalidade estudo caso de 2 alunos 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, duma escola pública portuguesa, foi o de analisar a indisciplina e/ou incumprimento das normas disciplinares que, cada vez mais, se reflete no rendimento escolar e que constitui uma preocupação para professores. Tendo em conta as teorias fundamentadas da indisciplina versus disciplina escolar indagamos as causas e os motivos que levam essas crianças a cometerem atos indisciplinares ou de incumprimento das normas, na sala de aula. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: inventário de tipos de atos a 9 professores; observação (documental, natural, participante); entrevistas a 2 professores e aos pais dos alunos em estudo; notas de campo; triangulação dos dados. Aplicámos um programa de intervenção aos 2 alunos para atenuar ou suprimir essas tendências e melhorar o seu rendimento. Sugerimos estratégias psicoeducativa aos professores para gerir e controlar a disciplina.

 

Palavras-chave: comportamentos disruptivos. indisciplina escolar. ensino básico. intervenção pedagógica. estratégia psicoeducativa. 

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

É doutor e mestre em Ciências da Educação e licenciado em Filosofia e em Ciencias da Educação. Docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação, onde tem ocupado vários cargos. É membro da SPCE (fundador), Sociedad Española de Pedagogia, Institut Estuds Catalans, consultor de Agrupamentos de Escola e investigador do CeiEF. Faz parte de vários conselhos editoriais e coordena o Projecto Transfronteiriço ‘Programa de Inteligência Emocional’ com a Univ. de Extremadura (2010-2013). É autor e co-autor de vários livros e publicou uma imensidão de artigos.

Downloads

Publicado

27/01/2015

Como Citar

Martins, E. C. (2015). Incumpridores versus indisciplinados no 1.º ciclo do ensino básico (estudo de caso de dois alunos duma escola urbana portuguesa). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 165–187. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/453