As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação

Visualizações: 643

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544

Palavras-chave:

Educação. Cultura Digital. Base Nacional Comum Curricular. São Leopoldo.

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar possibilidades e modalidades de acesso, linguagem e comunicação em contexto de Cultura Digital no município de São Leopoldo, localizado no estado do Rio Grande do Sul, em propostas que visam atender demandas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estabelecendo aproximações com contribuições de autores como Italo Calvino, Henry Jenkins e Dinorá Fraga. A pesquisa lançou mão de uma metodologia de análise de conteúdo dos projetos das escolas da rede municipal para o uso dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia (EVAM). O trabalho conclui que o panorama da rede de ensino estudada evidencia um cenário multifacetado: a rede apresenta tanto projetos focados no domínio e uso da tecnologia como ferramenta de apoio, quanto propostas dirigidas à pesquisa e acesso à informação ou, também, criação, comunicação e produção de conteúdo. Em casos pontuais as propostas atendem a todas estas possibilidades. No entanto, o fato de a inclusão digital ser apresentada pelo município como uma política pública indica um cenário vantajoso no sentido de ampliar essas dimensões a todas as instituições, por meio de ações de fomento e formação de professores, também previstas na BNCC.

Biografia do Autor

Luciana Domingues Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Especialista em Mídias na Educação (UFRGS). Graduada em Ciência Biológicas (Unisinos). Professora das Redes Estadual do RS e Municipal de São Leopoldo. Integrante do grupo de pesquisa "A tecnologia digital e a cultura da convergência na composição de uma típica enunciação estética em contexto de aprendizagem móvel".

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia. Diretora do Departamento de Cursos e Políticas da Graduação- DCPGRAD-UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq, LELIC - Laboratório de Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação, na linha de Pesquisa PROVIA: Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa "A tecnologia digital e a cultura da convergência na composição de uma típica enunciação estética em contexto de aprendizagem móvel".

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p.

BOLL, C. I. A enunciação estética juvenil em vídeos escolares no Youtube. 2013. 117 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2018.

BOLL, C. I.; CORBELLINI, S; GALAFASSI, F. O Wikilivros e as mídias móveis: um exemplo de como as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica podem ser reutilizadas, revisadas, remixadas e redistribuídas entre professores, gestores appers. In: Mariângela Bairros; Patrícia Marchand. (Org.). Coordenador pedagógico: concepções e práticas. 1ed.Porto Alegre: Tomo Editorial, 2018, v. 1, p. 63-80.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. 600 p. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 26 maio 2019.

CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas.

Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FRAGA, D. Seis propostas para a educação linguística na era da escrita com luz. In: FRAGA, D; AXT, M. (Org.). Políticas do virtual: inscrições em linguagem, cognição e educação. São Leopoldo: Unisinos, 2012, p. 1151-134.

GUIMARÃES, J. A. G.; SALES, R.. Análise Documental: concepções do universo acadêmico brasileiro em ciência da informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.11, n.1, fev., 2010. Disponível em <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000008345>. Acesso em: 30 out 2019.

JENKINS, H. et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Chicago: Macarthur Foundation, 2006. Disponível em: <https://www.macfound.org/media/article_pdfs/JENKINS_WHITE_PAPER.PDF>. Acesso em: 24 maio 2019.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, C. D. Linux Educacional: desafio para o professor. 2010. 105 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/141552>. Acesso em: 03 nov. 2019.

RAMOS, L. D. As condutas de risco e o desafio do uso ético e legal dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia nas escolas da Rede Municipal de São Leopoldo. 2010. 74 p. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/141385>. Acesso em: 03 nov. 2019.

RAUTINAUD, P; DÉJEAN, S.; SKALINDER, D. Iramuteq: Interface de R pour Analyses Multidemensionnelles de Textes et de Questionnaires. 0.7 alpha 2, 2014. Disponível em: https://sourceforge.net/projects/iramuteq/. Acesso em: 15 out. 2019.

SALES, R. de. Tesauros e ontologias sob a luz da Teoria Comunicativa da Terminologia. 2008. 164f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SÃO LEOPOLDO (Município). Lei nº 8.872, de 05 de outubro de 2018. Altera o art. 31 da Lei Municipal nº 6.573/2008, que estabelece o Plano Municipal de Cargos e Carreiras Docentes e institui o respectivo Quadro de Cargos e revoga a Lei municipal nº 7.530/2011. São Leopoldo, RS, 05 out. 2018. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/rs/s/sao-leopoldo/lei-ordinaria/2018/887/8872/lei-ordinaria-n-8872-2018-altera-o-art-31-da-lei-municipal-n-6573-2008-que-estabelece-o-plano-de-cargos-e-carreiras-docentes-e-institui-o-respectivo-quadro-de-cargos-e-revoga-a-lei-municipal-n-7-530-2011>. Acesso em: 24 maio 2019.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Domingues Ramos, L., & Boll, C. I. (2021). As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 165–184. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544