As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544

Palavras-chave:

Educação. Cultura Digital. Base Nacional Comum Curricular. São Leopoldo.

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar possibilidades e modalidades de acesso, linguagem e comunicação em contexto de Cultura Digital no município de São Leopoldo, localizado no estado do Rio Grande do Sul, em propostas que visam atender demandas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estabelecendo aproximações com contribuições de autores como Italo Calvino, Henry Jenkins e Dinorá Fraga. A pesquisa lançou mão de uma metodologia de análise de conteúdo dos projetos das escolas da rede municipal para o uso dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia (EVAM). O trabalho conclui que o panorama da rede de ensino estudada evidencia um cenário multifacetado: a rede apresenta tanto projetos focados no domínio e uso da tecnologia como ferramenta de apoio, quanto propostas dirigidas à pesquisa e acesso à informação ou, também, criação, comunicação e produção de conteúdo. Em casos pontuais as propostas atendem a todas estas possibilidades. No entanto, o fato de a inclusão digital ser apresentada pelo município como uma política pública indica um cenário vantajoso no sentido de ampliar essas dimensões a todas as instituições, por meio de ações de fomento e formação de professores, também previstas na BNCC.

Biografia do Autor

Luciana Domingues Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Especialista em Mídias na Educação (UFRGS). Graduada em Ciência Biológicas (Unisinos). Professora das Redes Estadual do RS e Municipal de São Leopoldo. Integrante do grupo de pesquisa "A tecnologia digital e a cultura da convergência na composição de uma típica enunciação estética em contexto de aprendizagem móvel".

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia. Diretora do Departamento de Cursos e Políticas da Graduação- DCPGRAD-UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq, LELIC - Laboratório de Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação, na linha de Pesquisa PROVIA: Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa "A tecnologia digital e a cultura da convergência na composição de uma típica enunciação estética em contexto de aprendizagem móvel".

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Publicado

2021-06-18

Como Citar

Domingues Ramos, L., & Boll, C. I. (2021). As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 165–184. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544