As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação
Visualizações: 648DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544Palavras-chave:
Educação. Cultura Digital. Base Nacional Comum Curricular. São Leopoldo.Resumo
O artigo tem por objetivo identificar possibilidades e modalidades de acesso, linguagem e comunicação em contexto de Cultura Digital no município de São Leopoldo, localizado no estado do Rio Grande do Sul, em propostas que visam atender demandas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estabelecendo aproximações com contribuições de autores como Italo Calvino, Henry Jenkins e Dinorá Fraga. A pesquisa lançou mão de uma metodologia de análise de conteúdo dos projetos das escolas da rede municipal para o uso dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia (EVAM). O trabalho conclui que o panorama da rede de ensino estudada evidencia um cenário multifacetado: a rede apresenta tanto projetos focados no domínio e uso da tecnologia como ferramenta de apoio, quanto propostas dirigidas à pesquisa e acesso à informação ou, também, criação, comunicação e produção de conteúdo. Em casos pontuais as propostas atendem a todas estas possibilidades. No entanto, o fato de a inclusão digital ser apresentada pelo município como uma política pública indica um cenário vantajoso no sentido de ampliar essas dimensões a todas as instituições, por meio de ações de fomento e formação de professores, também previstas na BNCC.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p.
BOLL, C. I. A enunciação estética juvenil em vídeos escolares no Youtube. 2013. 117 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2018.
BOLL, C. I.; CORBELLINI, S; GALAFASSI, F. O Wikilivros e as mídias móveis: um exemplo de como as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica podem ser reutilizadas, revisadas, remixadas e redistribuídas entre professores, gestores appers. In: Mariângela Bairros; Patrícia Marchand. (Org.). Coordenador pedagógico: concepções e práticas. 1ed.Porto Alegre: Tomo Editorial, 2018, v. 1, p. 63-80.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. 600 p. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 26 maio 2019.
CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas.
Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FRAGA, D. Seis propostas para a educação linguística na era da escrita com luz. In: FRAGA, D; AXT, M. (Org.). Políticas do virtual: inscrições em linguagem, cognição e educação. São Leopoldo: Unisinos, 2012, p. 1151-134.
GUIMARÃES, J. A. G.; SALES, R.. Análise Documental: concepções do universo acadêmico brasileiro em ciência da informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.11, n.1, fev., 2010. Disponível em <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000008345>. Acesso em: 30 out 2019.
JENKINS, H. et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Chicago: Macarthur Foundation, 2006. Disponível em: <https://www.macfound.org/media/article_pdfs/JENKINS_WHITE_PAPER.PDF>. Acesso em: 24 maio 2019.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, C. D. Linux Educacional: desafio para o professor. 2010. 105 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/141552>. Acesso em: 03 nov. 2019.
RAMOS, L. D. As condutas de risco e o desafio do uso ético e legal dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia nas escolas da Rede Municipal de São Leopoldo. 2010. 74 p. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/141385>. Acesso em: 03 nov. 2019.
RAUTINAUD, P; DÉJEAN, S.; SKALINDER, D. Iramuteq: Interface de R pour Analyses Multidemensionnelles de Textes et de Questionnaires. 0.7 alpha 2, 2014. Disponível em: https://sourceforge.net/projects/iramuteq/. Acesso em: 15 out. 2019.
SALES, R. de. Tesauros e ontologias sob a luz da Teoria Comunicativa da Terminologia. 2008. 164f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SÃO LEOPOLDO (Município). Lei nº 8.872, de 05 de outubro de 2018. Altera o art. 31 da Lei Municipal nº 6.573/2008, que estabelece o Plano Municipal de Cargos e Carreiras Docentes e institui o respectivo Quadro de Cargos e revoga a Lei municipal nº 7.530/2011. São Leopoldo, RS, 05 out. 2018. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/rs/s/sao-leopoldo/lei-ordinaria/2018/887/8872/lei-ordinaria-n-8872-2018-altera-o-art-31-da-lei-municipal-n-6573-2008-que-estabelece-o-plano-de-cargos-e-carreiras-docentes-e-institui-o-respectivo-quadro-de-cargos-e-revoga-a-lei-municipal-n-7-530-2011>. Acesso em: 24 maio 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.