O ensino da língua portuguesa escrita no Pré-Escolar e 1ª classe do Ensino Primário no Sumbe/Angola
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4572Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Escrita. Ensino. Escola Angolana.Resumo
Este artigo apresenta uma descrição sobre como é o ensino da língua portuguesa (LP) escrita na educação Pré-Escolar e Ensino Primário na cidade do Sumbe, Angola. A pesquisa foi realizada em 05 escolas públicas e, considerando o contexto plurilíngue e o papel que a LP assume nas relações sociais, políticas e econômicas, apresenta uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem e as concepções que norteiam as práticas de ensino. Constituído com base na concepção de pesquisa qualitativa (BOGDAA & BIKLEN,1994), o corpus é composto por registros escritos de observação e gravação de aulas e uma ficha de iniciação e um livro didático. Orientaram este estudo a Lei de Bases (LB) do Sistema de Educação e Ensino de Angola (SEE), as reflexões de Fonseca (2012), Bernardo (2017) e Gaspar, Osório e Pereira (2012), sobre diversidade linguística e ensino em Angola, e de Barbosa (1994) sobre alfabetização. Constatamos que as práticas de ensino e o material didático são fortemente orientados pelo método sintético de alfabetização. Consequentemente, a aprendizagem tem base na repetição e memorização das estruturas da LP escrita, o que se traduz no ensino de vogais, consoantes, sílabas e frases isoladas da pluralidade linguística e cultural de Angola.
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