As cotas universitárias e a prática pedagógica no curso de medicina da universidade Federal de Sergipe

Visualizações: 517

Autores

  • Andrea Hermínia A. Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Paulo S. C. Neves Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Cotas universitárias, Prática Pedagógica, Ensino Superior.

Resumo

A discussão da igualdade de oportunidades educacionais bem como da democratização do acesso à universidade, enquanto lócus privilegiado de produção e veiculação de saberes na sociedade, traz em seu bojo o debate sobre a implementação de políticas públicas e ações afirmativas capazes de reparar desigualdades socioeconômicas, étnico-raciais entre os cidadãos. Por meio desta pesquisa, procura-se discutir a implementação de ações afirmativas, mais especificamente, o sistema de cotas, e sua relação com a prática pedagógica na Universidade Federal de Sergipe (UFS), analisando as percepções de professores e alunos do curso de Medicina, acerca do processo de introdução das cotas na UFS. Para tanto, foram realizadas 33 entrevistas e aplicados 62 questionários, totalizando uma amostra de 95 pesquisados. A originalidade desta pesquisa está em relacionar prática pedagógica e ações afirmativas enquanto duas categorias-chaves, buscando compreendê-las mutuamente.

 

Palavras-chave: Ações afirmativas. Cotas universitárias. Prática Pedagógica. Ensino Superior.

Biografia do Autor

Andrea Hermínia A. Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de França.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Oliveira, A. H. A., & Neves, P. S. C. (2014). As cotas universitárias e a prática pedagógica no curso de medicina da universidade Federal de Sergipe. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 119–143. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/464