Caminhos da política de educação do campo: desafios para a atualidade educacional
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Políticas Educacionais – Educação do Campo – Trajetória Histórica.Resumo
Nas últimas décadas do século XX, os Movimentos Camponeses passaram a problematizar questões sobre os direitos sociais conquistados pela Constituição de 1988. Diante de pressões políticas, ocupações e protestos, os Movimentos: MST, CONTAG etc., tiveram algumas reivindicações incorporadas na agenda de governo, dentre elas a educação, destacando-se as Diretrizes Operacionais para as Escolas do Campo (Resolução CNE/ CEB n. 1 de 03/04/2002) e outras políticas até o atual Plano Nacional de Educação de 2014. Nesse trabalho, objetiva-se analisar as políticas nacionais voltadas à educação do campo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que as pressões políticas dos Movimentos Camponeses contribuíram para a criação dessas políticas públicas voltadas a Educação do Campo, assim como para a publicização e financiamento de experiências educacionais alternativas, para que fossem reconhecidas como processo de formação dos sujeitos, resguardando as suas particularidades.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação do Campo. Trajetória Histórica.
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