Caminhos da política de educação do campo: desafios para a atualidade educacional

Visualizações: 543

Autores

  • Viviane Cardoso da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Palavras-chave:

Políticas Educacionais – Educação do Campo – Trajetória Histórica.

Resumo

Nas últimas décadas do século XX, os Movimentos Camponeses passaram a problematizar questões sobre os direitos sociais conquistados pela Constituição de 1988. Diante de pressões políticas, ocupações e protestos, os Movimentos: MST, CONTAG etc., tiveram algumas reivindicações incorporadas na agenda de governo, dentre elas a educação, destacando-se as Diretrizes Operacionais para as Escolas do Campo (Resolução CNE/ CEB n. 1 de 03/04/2002) e outras políticas até o atual Plano Nacional de Educação de 2014. Nesse trabalho, objetiva-se analisar as políticas nacionais voltadas à educação do campo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que as pressões políticas dos Movimentos Camponeses contribuíram para a criação dessas políticas públicas voltadas a Educação do Campo, assim como para a publicização e financiamento de experiências educacionais alternativas, para que fossem reconhecidas como processo de formação dos sujeitos, resguardando as suas particularidades.

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação do Campo. Trajetória Histórica.

Biografia do Autor

Viviane Cardoso da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Pedagoga e Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA); atualmente é Mestranda em Educação, pela linha Educação, Comunidade e Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGED/UFSCAR), Campus de Sorocaba. Email: viviansylva@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

da Silva, V. C. (2014). Caminhos da política de educação do campo: desafios para a atualidade educacional. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 157–176. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/465