Pedagogias da noite: experiências boêmias em lugares públicos da cidade

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4687

Palavras-chave:

Educação, Pedagogias da noite, Experiência, Aprendizagem

Resumo

Resumo

O objetivo do artigo consiste em analisar como experiências boêmias vividas em lugares públicos estão implicadas com a produção e o funcionamento de pedagogias da noite na cidade. Na primeira parte do texto, as ideias de “boemia” e “experiências de aprendizagem” são articuladas teoricamente com a pluralização e expansão do conceito e dos usos de pedagogia. As opções metodológicas, apresentadas na segunda parte, destacam procedimentos de inspiração etnográfica utilizados para a construção de um percurso investigativo na noite urbana, priorizando caminhadas noturnas, registro de práticas e abordagens aos frequentadores de lugares públicos na noite da cidade de Porto Alegre, Brasil. A terceira parte apresenta discussões analíticas por meio de “cenas noturnas” compostas a partir das saídas de campo. Adoção de formas estéticas comuns, procura de bares e bebida a custos acessíveis, busca de relacionamentos e vínculos afetivos foram práticas e aprendizagens identificadas, apontando aspectos objetivos e subjetivos presentes nas experiências boêmias. Conclui-se, portanto, que as pedagogias da noite funcionam através de um duplo movimento: o contato do “eu” com o “outro” e as condições proporcionadas pelos lugares noturnos e públicos.   

Palavras - chave: Educação. Pedagogias da noite. Experiência. Aprendizagem.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Silva, E. L. (2021). Pedagogias da noite: experiências boêmias em lugares públicos da cidade. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4687