Negros cotistas no curso de direito da UEMS dificuldades e conquistas – turma de 2008

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Autores

  • Aires David de Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A presença de Negros cotistas no curso de Direito da UEMS é uma realidade que não pode passar despercebida de gestores, professores e demais acadêmicos. Com a política de cotas, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul deu importante passo no sentido de democratizar o ensino superior no estado. Passados nove anos da implantação destas, em cumprimento à Lei Estadual nº 2.605, de 06/01/2003 e suas regulamentações, verifica-se a necessidade de se avaliar os resultados da presença de negros cotistas no ensino superior oferecido pela UEMS, sendo que esta pesquisa limitou-se aos quatro cursos de Direito. Assim, delimitada a temática, o presente estudo teve por objetivo identificar as conquistas e dificuldades para permanência enfrentadas por estes acadêmicos com ingresso em 2008, bem como as ações efetivadas, ou que deveriam ter sido realizadas pela instituição, voltadas à permanência e à formação com qualidade, pois entendemos que não basta garantir o acesso, a universidade deve travar um diálogo permanente, visando conhecer as dificuldades acadêmicas enfrentadas por esses negros cotistas até completar sua formação. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa na estratégia estudo de caso para verificar in locu com os discentes negros cotistas que, pelo projeto pedagógico, deveriam estar cursando o quinto ano, quais foram os aspectos relevantes, as conquistas e as dificuldades enfrentadas no percurso acadêmico. Para isso, foi aplicado questionário a quarenta negros cotistas e outro a seis coordenadores dos cursos de Direito que estiveram na função desde 2008 ou a exercem atualmente. Os resultados apontam para dificuldades relacionadas à permanência, bem como para a retenção em disciplinas ocasionada por fatores socioeconômicos, dificuldade de conciliar estudo e trabalho, problemas relacionados aos conteúdos básicos do curso e relação professor/aluno no ambiente acadêmico.

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Publicado

18-08-2014

Como Citar

Lima, A. D. de. (2014). Negros cotistas no curso de direito da UEMS dificuldades e conquistas – turma de 2008. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 277. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/469

Edição

Seção

Dissertações Defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (UEMS/Paranaíba)